PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Evento teve o objetivo de conscientizar alunos da Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo sobre o papel das ações do Naturatins na preservação ambiental.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Gerência Regional de Araguatins, promoveu na última quarta-feira, 18, em Esperantina, no Bico do Papagaio, uma palestra sobre Ações de Prevenção e Combate a Queimadas: Importância e Linhas de Ação do Naturatins.
Realizada na Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIC), a iniciativa integrou a grade curricular do curso técnico oferecido pela instituição, com foco na importância das ações de prevenção e combate às queimadas para a preservação ambiental.
O intuito da palestra, conforme a analista da equipe da Gerência Regional de Araguatins, Rute Gouveia, foi conscientizar os alunos do ensino médio da EFABIC sobre o papel das ações do Naturatins na preservação ambiental e a necessidade de atuar de forma preventiva. “A palestra foi uma oportunidade de explicar não apenas as responsabilidades do órgão ambiental, mas também a importância de ações conjuntas entre governo, instituições de ensino e sociedade para prevenir danos ambientais causados por queimadas ilegais", explicou.
A palestra foi conduzida pelos analistas Gecivaldo Vieira, Rute Goveia e Ulisses Daniel Moreira, com o apoio da gerente regional Thúria Reis e do Inspetor Aldecy Gomes.
Durante o evento, os servidores esclareceram a diferença entre queimadas controladas e incêndios, ressaltando que, embora sejam consideradas crimes ambientais, as queimadas podem ser autorizadas em determinadas situações, conforme prevê a legislação vigente.
Além de esclarecer questões sobre a legalidade do uso do fogo, a equipe destacou as competências do Naturatins no processo de fiscalização e prevenção, reforçando o papel essencial do Instituto no combate a crimes ambientais e na proteção dos recursos naturais do Estado.
Na ocasião, foram apresentadas as ações de fiscalização realizadas pelo Naturatins e a importância de um trabalho conjunto entre Governo Estadual, instituições de ensino e a sociedade na preservação ambiental e na construção de um futuro sustentável para o Estado.
A Gerente Thúria Reis ressaltou a importância de abordar a temática de maneira acessível aos estudantes, estimulando uma reflexão sobre o impacto das queimadas ilegais para o meio ambiente. “A formação de uma nova geração comprometida com a preservação ambiental é um dos pilares da parceria entre o Naturatins e a comunidade escolar. Essas iniciativas são fundamentais para minimizar os danos das queimadas no Tocantins”, concluiu.