A Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e CRAS realizaram nesta quinta-feira, 12, à s 9:00 horas da manhã, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, uma palestra socioeducativa que integra a campanha “Fique atento e faça bonitoâ€, realizada pela Promotora CÃntia Assis de Paula sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, relatando casos reais, registrados em nossa história.
Estiveram presentes no evento: Secretário de Administração Rondinaldo Pereira; Secretária de Educação Adriana; Secretária da Assistência Social Fátima; Coordenadora do CRAS Rosilene, Presidente do CMDCA de Nazaré Freire; Conselheiros Tutelares: Vagno e Terezinha; Servidores Municipais e Estaduais; Alunos das Escolas Municipais: Mariano Morais, Santo Antônio e 21 de Abril; Alunos das Escolas Estaduais: Piaçava, Dom Cornélio Chizzini e Castelo Branco (onde foi realizado a palestra).
A temática sobre o Combate ao Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é interdisciplinar e todos têm o dever de combater esse tipo de crime, que, infelizmente, permeia a sociedade. A plateia mostrou-se bastante interessada no tema, e após a palestra, várias perguntas foram respondidas pela palestrante convidada, que fez considerações importantes sobre a questão da violência, das crianças e adolescentes de rua e dos casos de pedofilia, alertando os alunos sobre a relevância desses assuntos.
Denuncie
Ao desconfiar de que uma criança possa estar sendo abusada ou explorada sexualmente, qualquer cidadão pode, e deve, denunciar. Professores e profissionais de saúde têm o dever de comunicar o Conselho Tutelar diante de qualquer suspeita, ainda que não confirmada, de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Veja como denunciar:
– Comunique o Conselho Tutelar do seu MunicÃpio- A melhor medida é acionar a Rede de Proteção, via Conselhos Tutelares. Endereço do Conselho Tutelar de Nazaré: Avenida 10 de Janeiro, Centro. Telefone: (63) 3455-1336 / 9977 – 9709
– Avise a PolÃcia Militar – Caso a violência esteja ocorrendo no mesmo momento da denúncia, o cidadão pode entrar em contato com a PM. Telefone: 190.
– Procure uma delegacia de polÃcia – Também é possÃvel fazer a denúncia na delegacia de polÃcia mais próxima ou nas delegacias especializadas no atendimento a crianças e adolescentes.
– Ministério Público – As situações também podem ser levadas diretamente ao Ministério Público.
– Disque 100 – Outro caminho é ligar para o “Disque 100†(ligação gratuita), que registra a denúncia e encaminha as informações para os atores da Rede de Proteção da localidade onde o crime possa estar acontecendo.