EVENTO
Evento é a culminância de projeto que teve início dentro da sala de aula.
A Escola Estadual Dom Cornélio Chizzini, localizada no povoado Brejinho, no município de Nazaré, realizou nesta terça-feira, 1º, a Feira do Milho, evento que acontece anualmente na unidade e é muito aguardado na região. Participaram do evento cerca de 150 pessoas, entre elas estudantes, servidores da escola e comunidade local.
O projeto tem como objetivo possibilitar aos estudantes o conhecimento de todo o processo que envolve a produção do milho, desde o plantio até a colheita e o processamento, que serve de base para várias receitas, como pamonha, mingau, bolo e caldo de milho com frango caipira.
A temática começou a ser trabalhada com os estudantes em sala de aula, seguida por uma visita de campo, e resultando na culminância da feira. Durante o evento foram vendidos pratos típicos, além da exibição de um vídeo sobre o processo produtivo do milho, resgate cultural da dança “Lindô” e uma competição esportiva entre estudantes e comunidade presente.
O professor de Ciências da Natureza e responsável pela ação, Kleiton Saraiva de Moura, revela que esse é um projeto que a escola já desenvolve há nove anos. “Foi muito prazeroso ver a participação e integração dos estudantes. Essa é uma ação que tem como objetivo o resgate cultural do produtor do campo, e que envolve toda a equipe escolar e comunidade local, desde o trabalho em sala de aula, a ornamentação do espaço, a produção e venda das receitas e as atrações do evento”.
A estudante Talita de Souza Mendonça, da 3ª série do Ensino Médio, afirma que foi muito gratificante participar do projeto. “Tive a oportunidade de conhecer como era uma plantação de milho de perto e curiosidades sobre o milho que eu não sabia, como é cultivado e como é a preparação do solo para ser plantado. Achei muito interessante a apresentação do Lindô, não conhecia essa dança e suas músicas. Também gostei de provar os pratos típicos”.