UNITINS
Grupo visitou Fazenda Ipê Roxo, a primeira do Tocantins a implantar lavouras de cacau, pimenta do reino e café com financiamento do Basa.
Para conectar teoria e prática, acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis participaram de uma visita técnica à Fazenda Ipê Roxo nesta terça-feira, 2, em Nazaré. A propriedade rural foi a primeira a implementar lavouras de cacau, pimenta do reino e café no Tocantins.
No contexto da disciplina extensionista, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar de perto as nuances da contabilidade aplicada à produção dessas culturas, observando a gestão financeira e contábil envolvida na produção agrícola. Além de aprender em primeira mão os cuidados necessários desde o plantio até a colheita das culturas, consolidando e aplicando os conceitos discutidos em sala de aula.
Conforme explicou a professora responsável pela disciplina, Raquel Batista, “um dos pontos destacados foi o cultivo do cacau, uma das principais culturas permanentes da região. Os alunos aprenderam sobre os ciclos de produção e os cuidados específicos exigidos ao longo do processo. Foi ressaltado que, desde o início do plantio, são necessários cinco anos para que a planta comece a produzir frutos. Além disso, os alunos puderam entender a frequência das colheitas, que ocorrem a cada 15 dias após esse período inicial”.
Para o acadêmico do 5º período de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis Ruan Pereira Silva, “a visita foi bastante produtiva, possibilitou a turma ver como realmente funciona uma agroindústria, seus aspectos práticos, principais custos e variáveis externas como o próprio clima do Estado que pode influenciar na produção final, nos custos de produção e principalmente no valor final do produto, fatos esses que são registrados pela contabilidade”, ressaltou.
A professora Raquel Batista destacou, ainda, que “é muito gratificante poder levar os alunos para conhecer como funciona na prática. Essa visita não apenas enriqueceu a experiência educacional, mas também fortaleceu a conexão entre a Universidade e o setor produtivo, preparando os futuros profissionais para os desafios do mercado agrícola”, concluiu.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, essa integração entre teoria e prática é essencial para uma formação completa dos acadêmicos. “Oportunidades como esta fortalecem a capacidade dos nossos alunos de aplicar seus conhecimentos de forma eficaz no contexto real de mercado. A Unitins está comprometida em oportunizar essas experiências que enriquecem a preparação dos futuros profissionais”, assinalou.