LEITE MATERNO
As lactantes foram orientadas sobre os cuidados e a importância do leite materno.
Para o fortalecimento e promoção do aleitamento materno, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), uma palestra, para as pacientes lactantes. A ação que ocorreu na terça-feira, 27, é alusiva ao Agosto Dourado, mês em que as atividades são intensificadas com esta finalidade.
Segundo a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, ressaltou a importância da amamentação. “Buscamos incentivar e apoiar a amamentação, porque amamentar não é apenas alimentar, é envolvimento, compromisso e afeto. O benefício deste ato de amor para o bebê reflete em bem estar e saúde, o que só contribui para o desenvolvimento da criança”.
Para a pediatra, Ada Teles, mãe e filho precisam estar conectados. “Não existe leite fraco, que o leite não dá ou que o leite não sai. No primeiro dia de vida, o bebê nasce com o estômago do tamanho de uma azeitona, só depois vai aumentando a capacidade”, disse esclarecendo que nem todo choro é fome, “muitas vezes o bebe chora porque a roupa, um botão está incomodando, apertando. E o bebê passa pela fase de adaptação”.
A lactante Sebastiana da Silva Alves destacou as orientações que recebeu. “Eu tive experiência com a minha primeira filha, mas é sempre bom ser orientada novamente. Isso ajuda a fazer com que meu filho cresça saudável. É muito importante essa ação do Agosto Dourado. Agradeço muito por esse momento, porque posso ajudar outras mães com o que aprendi aqui”.
Agosto Dourado
A Organização Mundial da Saúde definiu ‘Agosto Dourado’ para intensificar a importância do leite materno e fortalecer o laço maternal entre mãe e filho. A cor dourada é para destacar que o leite materno é um ‘alimento de ouro’. No Brasil a campanha de Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017.