ÀS VÉSPERAS DE JULHO
Assim como ano passado, a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social impactam na realização dos veraneios desde ano, entretanto alguns municípios já liberaram o funcionamento, sem programação e com uma série de medidas sanitárias.
Apesar da véspera do mês de julho, tradicional mês de veraneio, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturtins) não recebeu nenhuma solicitação de licença para a realização da temporada de praia até o momento. Assim como em 2020, 2021 é um ano atípico para as tradicionais temporadas devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento e distanciamento social. Entretanto, alguns municípios liberaram os funcionamentos das praias sem programações com determinação de diversas medidas sanitárias.
Conforme o Naturatins, mesmo sem a realização das programações tradicionais na temporada é preciso solicitar a licença para a abertura das praias e ilhas. Por ser um processo simplificado, os municípios podem solicitar as licenças a qualquer momento.
Esse licenciamento para as praias no Estado se dá de duas formas diferentes, uma para as temporárias e outra para as permanentes. Para as praias temporárias, a gestão municipal deve solicitar a liberação por meio do Simplifica Verde, plataforma auto-declaratória do Naturatins. É preciso que seja apresentada a documentação, e posteriormente será encaminhado para monitoramento e fiscalização.
Já no caso das praias permanentes, aquelas que não são desmobilizadas, para o funcionamento é preciso do licenciamento triplo. Esse modelo é composto por licença prévia, licença de instalação e licença de operação, que são obtidas por meio de processo administrativo e encaminhamento para análise.
Municípios
Algumas cidades vedaram a permanência nas praias. Entre os municípios estão Novo Acordo, Santa Tereza e Couto Magalhães. Já Palmeiras do Tocantins e Araguacema cancelaram a temporada. Em Tupirama, Porto Nacional, Palmas, Babaçulândia, Arapoema, Araguanã e Araguaína há medidas restritivas para o uso das praias.
Salva-vidas
Apesar da pandemia, com a chegada do período de estiagem, o Corpo de Bombeiros realizou atividades de revisão das técnicas e treinamento para a temporada de praia no Estado. As ações ocorreram durante junho nas cidades de Araguatins, Palmas, Gurupi e Araguaína. Essas ações visavam treinar os bombeiros para atuarem em casos de afogamento nas praias, rios e lagos, mais comuns nessa época de estiagem, que a população, tradicionalmente, procura por atividades nesses locais.(JTO)