FALTA AREIA
A temporada de praia em Tocantinópolis,m, ainda não começou porque o nível do rio Tocantins ainda está muito alto e os bancos de areia ainda não apareceram. O início da movimentação na praia é esperado para o próximo fim de semana, a partir do dia 15 de julho.
Para o município, a responsável pelo atraso na temporada seria a usina hidrelétrica de estreito. “Tocantinópolis vive essa época de turismo e a praia não sai enquanto o CESTE [Consórcio Estreito Energia] não fecha as comportas. Eles soltam nota dizendo que vai fechar por certo período e a gente tem que esperar por eles para montar nossa estrutura da praia”, explicou o diretor de cultura e turismo Celino Nunes.
A Bruna Rafaela Rocha trabalha com vestuário e costuma faturar no período de praias. Ela reclama da demora no início da temporada. "Atrapalha um pouco para a gente que é comerciante porque quando as praias vêm surgir já é na metade do mês de julho. Os turistas que vêm de fora não geram tanto para o comércio", lamentou a comerciante.
“Atrapalha porque a gente perde o turismo, mas como se fala: quem sabe é eles. Hoje nós dependemos da barragem e são eles que têm a regulagem certa. Eu estou torcendo, como barqueiro que se realize antes porque aí tem uma colheita melhor [sic]”, comentou o barqueiro Olavo Ribeiro.
O porta-voz do consórcio CESTE afirma que a barragem em Estreito (MA) não atrapalha o surgimento da praia em Tocantinópolis. "O volume de água que chega à usina é igual ao volume que sai da hidrelétrica. Ela mantém contato permanente e diário com as defesas civis da região, por meio de boletins, informando as condições de segurança e operação da usina", disse o gerente João Rezek.
Apesar da demora, a praia de Tocantinópolis é uma das mais visitadas do estado.