ALERTA ENERGISA
Número representa o primeiro semestre de ambos os anos. Período de férias escolares e ventos podem favorecer aumento dos casos.
A rede elétrica é responsável por levar energia para casas, comércios e indústrias. Entretanto, a constância desse fornecimento pode ser afetada devido interferências externas. No Tocantins, o número de interrupções no fornecimento de energia por objetos lançados contra a rede elétrica, como pipas, brinquedos, sapatos, entre outros, já ultrapassou de 90 casos apenas no 1º semestre de 2024. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registradas 73 ocorrências, houve um aumento de 23,2%.
A crescente no número traz um alerta para a população, a fim de que coloquem em prática medidas de segurança para a redução dos casos que causam prejuízos. Ao lançar objetos na rede elétrica, além de provocar interrupção no fornecimento de energia na região, cabos podem se romper e provocar descargas elétricas, incêndios e acidentes graves.
“Quando a rede é atingida por uma pipa, por exemplo, ela pode provocar um curto-circuito. Em muitos casos, a rede é desligada automaticamente e o trecho isolado, deixando a região sem energia. O que pode afetar também serviços essenciais, como escolas, hospitais ou posto policial, por exemplo”, explicou o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.
SEGURANÇA NO PERÍODO DE FÉRIAS
Com o período de férias e condições climáticas propícias para ventos, é comum o aumento de crianças soltando pipas. Segundo o técnico de distribuição da Energisa, Miguel Pereira, algumas medidas devem ser tomadas durante a brincadeira: “Procure espaços abertos, como parques e campos, onde não exista o risco de contato com os fios de energia elétrica”, alerta.
Em caso de prender o brinquedo nos fios, o técnico reforça ainda para nunca tentar retirar as pipas da estrutura. “A rede elétrica é energizada e, caso venha a tocar na rede ou mesmo se aproximar, pode haver ‘indução elétrica’ e, dependendo do nível de tensão, a vítima pode sofrer uma descarga elétrica/choque elétrico”, afirma Pereira.
A Energisa alerta ainda que no caso de identificar objetos na rede elétrica, a orientação é nunca tentar retirar e entrar em contato com a distribuidora através dos canais de atendimento. Uma equipe especializada será enviada ao local para realizar o serviço de forma segura.