FLUXO
O Observatório de Determinantes Sociais em Saúde do Tocantins (Observatório de DSS/TO), no seu papel de gerar evidências para tomada de decisões em apoio e assessoria à gestão estadual da Saúde, está propondo a pesquisa que busca quantificar internações evitáveis no Hospital Geral de Palmas (HGP).
Para esta ação, o Observatório apresentou proposta de pesquisa na quarta-feira, 03, à direção do HGP e seu respectivo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e à Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), para formação do grupo de trabalho que irá levar adiante o projeto.
O HGP possui em média 850 atendimentos por dia no setor de urgência e emergência, de acordo com dados do Centro de Informações e Decisões Estratégicas (Integra Saúde). A equipe do Observatório acredita que seja possível identificar de onde vêm esses usuários e se todos deveriam de fato ser atendidos em uma unidade de alta complexidade, como é o HGP.
Espera-se que a investigação traga informações preciosas que auxiliem a gestão no fluxo de pacientes do hospital e, ainda, descubra as origens e o percurso desse usuário dentro da rede de Saúde até chegar ao HGP.
Segundo Alexandre Araripe, condutor do Observatório de DSS do Tocantins, “O nosso trabalho é identificar como se apresentam os problemas de saúde em nosso território e quais são as suas causas, para que assim possamos agir de forma mais adequada à realidade do Tocantins e nossa população”.