PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Teve inÃcio na manhã desta terça-feira, 30, na Câmara dos vereadores de Araguatins, a Oficina Regionalizada sobre Serviços da Proteção Social Especial (PSE) que visa capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 23 cidades biquenses.
O público a ser capacitado são os profissionais que atuam nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assim como os secretários municipais de Assistência Social. Podendo participar, onde não há Creas, técnicos de referência da PSE, ou ainda, técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municÃpios nos quais não há Creas, nem técnicos da PSE.
Deusivan Sousa, Secretária de Assistência Social da cidade de Angico, disse que essa é uma capacitação bastante esperada pelos municÃpios, principalmente por conta da mudança de gestão municipal. “A nossa demanda tem aumentado a cada dia e precisamos capacitar os novos colaboradores e prepará-los para fazer um atendimento como deve ser: com qualidadeâ€, falou.
Michele Maia, psicóloga do CREAS em Araguatins, falou da complexidade da abordagem à s pessoas em situação de vulnerabilidade.  “Trabalhamos com pessoas que têm seus direitos violados e esse atendimento além de ser individualizado, precisa ser o mais adequado possÃvel. Acredito que essa capacitação vai nos dar mais segurança para agir e para melhor atuar nesse acompanhamento por meio da rede assistencial, sem que essas pessoas se sintam mais agredidasâ€, afirmou a psicóloga.
A Oficina prossegue até a quinta-feira, 1°, sempre nos dois perÃodos, de 8h à s 12h e de 14h à s 18h, e foram convidados a participar as 23 cidades da Região Norte 1, que é composta pelos seguintes municÃpios: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis,  Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sitio Novo e Tocantinópolis.
Os temas a serem abordados durante os três dias de capacitação são Trabalho com FamÃlias, Prontuário SUAS, Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), FamÃlia Acolhedora, Gerência do Cadastro Único e Programa Bolsa FamÃlia.