A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (SMSDCT), em parceria com a PolÃcia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) e Projeto Vida no Trânsito, realizou entre os dias 28 fevereiro e 3 de março, (quinta, sexta-feira, sábado e domingo) a Operação Lei Seca Eu Apoio.
No total foram abordados 1.012 veÃculos entre carros e motos, sendo que 22 veÃculos foram removidos e 31 ficaram retidos. Também foram lavrados 64 autos de infrações e realizados 461 testes de bafômetros, sendo que, apenas um foi resultado positivo. Quatro pessoas se recusaram a fazer o teste. Um condutor foi autuado e duas carteiras de habilitação foram apreendidas.
A operação contou, nos quatro dias de blitz, com o apoio de 35 viaturas e 93 agentes e policiais efetivos. Na quinta-feira, 28, foram abordados 231 veÃculos, cinco foram removidos e dois condutores foram encaminhados à Delegacia de PolÃcia. Foram emitidas também 12 multas e realizados 120 testes de bafômetros.
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, acompanhou a blitz na sexta-feira, 1°, e falou sobre a importância da ação na prevenção de acidentes e conscientização dos condutores. “É válido destacar que a segurança está em primeiro lugar e queremos priorizar isso. Além de evitar que muitas vidas sejam expostas ao perigo, também estamos fazendo um trabalho de educação e conscientização dos motoristasâ€, afirmou o prefeito.
Balanço
Na sexta, foram abordados 455 veÃculos, dos quais cinco foram removidos e nove ficaram retidos no local. Foram realizados 160 testes de bafômetros e 16 autos de infração foram emitidos.
No sábado, 02, foram abordados 195 veÃculos. Nove veÃculos foram removidos e 14 ficaram retidos no local. Uma CNH foi recolhida e 101 testes de bafômetro foram realizados. Dois motoristas foram conduzidos a Distrito Policial e 30 multas foram emitidas.
No domingo, 3, 131 veÃculos foram abordados, três foram removidos e oito ficaram retidos no local. Ainda, foram realizados 80 testes de bafômetros, obtendo somente um resultado positivo. Um condutor foi autuado e seis multas foram aplicadas. Também foi apreendida uma CNH.