FESTIVIDADES DE FIM DE ANO
A ação teve início no dia 15 de dezembro e segue até 05 de janeiro. Durante festividades de Fim de Ano.
A Polícia Penal do Tocantins iniciou no dia 15 de dezembro a Operação Natal Seguro, com o intuito de intensificar a segurança nas unidades penais do Bico do Papagaio durante as comemorações do Natal e Ano Novo. A ação conta com rondas e revistas gerais e estruturais, além de verificação de quaisquer comportamentos suspeitos das pessoas privadas de liberdade que possam gerar intercorrências durante este período nas prisões.
Para efetividade da Operação, as equipes plantonistas que atuam nas unidades têm o apoio do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), e do Núcleo de Operações com Cães (Noc), que em conjunto, fortalecem a percepção de segurança no âmbito dos estabelecimentos penais.
De acordo com o diretor de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, Cléber Solano, a Operação Natal Seguro atende os parâmetros de segurança que previnem irregularidades nas Unidades. “Dividimos a Operação em duas fases: a primeira abrange a véspera e o Natal, e a segunda fase ocorre na véspera e após o Ano Novo, períodos passíveis de fugas, e que através desta ação, temos evitado qualquer possibilidade de ocorrência”, afirmou.
O diretor afirmou ainda, que até o momento, as revistas nas unidades penais não evidenciaram quaisquer clandestinidades e que após o encerramento da Operação no dia 05 de janeiro, um relatório será elaborado com detalhes comprobatórios.