GRADUAÇÃO
A palestra “Somos todos seres emocionais” foi ministrada pela professora Miliana Augusta Sampaio.
Para a professora Aquenúbia Gonçalves, coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, a exigência da vacinação contra a Covid-19 para técnicos administrativos, professores e acadêmicos garante a retomada com segurança. “Nós já enfrentamos o pior momento que foi em 2020 e 2021 e hoje, em 2022, nós temos a certeza de que nós também podemos retornar presencialmente, uma vez que nossos colaboradores, nossos acadêmicos estão vacinados com a primeira dose, com a segunda, a grande maioria com a dose de reforço também. Então, só de saber que estamos imunizados, a gente se sente mais forte, preparado, fortalecido”.
O retorno das aulas presenciais para o coordenador do curso de Letras/Câmpus Araguatins, Victor Fernandes Borges, traz a sensação de missão cumprida. “Nós temos o sentimento de dever cumprido durante esses dois anos que estávamos remotos e, hoje, receber os nossos calouros e os nossos veteranos corrobora o trabalho que foi desenvolvido pela equipe da Unitins”, comemora.
Em meio à alegria da retomada das aulas presenciais, o acadêmico do 7º período de Letras/Câmpus Araguatins, Léo Daniel, pontua que "de imediato, a gente fica um pouco surpreso com as mudanças dos nossos amigos. Muita gente está bem diferente, já tem filhos, mas eu estou muito feliz de ter retornado e rever meus amigos é gratificante demais. Inicialmente eu fui uma das pessoas contra o retorno das aulas presenciais por causa dos números da pandemia, mas eu acredito que a Unitins foi muito responsável em relação às aulas presenciais e os protocolos, e os alunos também. Eu acho que eles vão se responsabilizar em relação a isso e acredito que vai ocorrer tudo bem”, concluiu Léo.
Para o calouro Abimael Murad, de Pedaogia/Câmpus Araguatins, o retorno das aulas presenciais vai potencializar o aprendizado. “É uma felicidade imensa estar iniciando de forma presencial, pois o alunos tem mais contato com o professor, consegue tirar uma dúvida ali no momento, então é uma alegria imensa estar fazendo parte disso depois desses dois anos difíceis”.
A professora de Letras, Tânia Regina Martins Machado, também comemorou a retomada. “Sinto muita emoção de poder estar aqui nesta noite para retomarmos nosso trabalho, retomarmos nossos estudos, porque tivemos dois anos muito difíceis que precisamos nos reinventar e vencemos muitas dificuldades técnicas, emocionais, econômicas, sociais, então é de muita emoção. Estamos muito confiantes que neste ano vamos conseguir nos desenvolver ainda mais”.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, classificou o retorno como satisfatório e celebrou a chegada de mais duas turmas à instituição. “Ver esse pátio cheio, ver as caras conhecidas de muitos alunos que a gente tem relacionamento no dia-a-dia é muito gratificante. E é mais gratificante ainda ver duas turmas de calouros que estão depositando confiança no nosso trabalho, acreditando que ao final desses quatro anos eles vão olhar para trás e sentir orgulho da trajetória deles aqui na universidade”.