FESTIVAL GASTRONÔMICO
Forró e boa gastronomia se encontram na terceira noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu.
Um encontro delicioso entre duas fortes tradições brasileiras marcou a terceira noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), edição 2023, o forró piseiro e a gastronomia foram personalizados no abraço da chef Carole Crema com o cantor de forró Mano Walter. A programação foi prestigiada pela prefeita Cinthia Ribeiro, por seu esposo, deputado Eduardo Mantoan e demais autoridades.
Shows musicais
A estrela mais esperada da noite, o cantor Mano Walter, se apresentou cantando músicas conhecidas do público, com jeito simples e carisma inconfundível. O forrozeiro nordestino emocionou e levantou o astral do público presente, que lotou a Praça Joaquim Maracaípe.
Com um repertório para lá de animado, o Rei da Vaquejada fez todo mundo cantar e dançar seus grandes sucessos. Responsável por hits nacionais como ‘Não Deixo Não’, ‘Juramento de Dedinho’, ‘Vai Novinha Ah, Ah, Ah’ e ‘Então Vem Cá’, o alagoano embalou com muito forró e piseiro as famílias e amigos de todas as gerações.
A servidora pública Thaynná Trombeta foi uma das inúmeras fãs do músico que fez sentinela em busca de uma foto com o artista. Depois do registro garantido, aproveitou o resto da noite para se divertir e experimentar iguarias do 17° FGT. "Sempre venho, mas este ano está especial e a foto com o Mano Walter foi uma das melhores partes desta noite", comemorou Thaynná.
Antes de Mano Walter, se apresentaram no palco principal as cantoras palmenses Gil Doliath e Melissa Lima, que embalaram o público com músicas regionais e nacionais.
Cozinha Show
A renomada chef pâtissier Carole Crema, uma das principais referências da confeitaria no país, foi a segunda a se apresentar na Cozinha Show desta sexta-feira. Ela se disse encantada por Palmas e pelo Tocantins.
Criatividade, técnica e experiência na área, fizeram com que a Chef virasse destaque no país onde segue criando novos conceitos e aperfeiçoando receitas consagradas. Ela disse que uma das vantagens de conhecer lugares diferentes é poder acrescentar conhecimento às receitas já consagradas. “O que conheci aqui vou levar por todos os lugares. São sabores que vou levar comigo e onde eu for”, afirmou Carole.
Em sua apresentação, a chef ensinou a preparar uma banoffi com castanha de caju e baru, recheio de brigadeiro de rapadura, temperada com baunilha do Cerrado.
A empresária do ramo da gastronomia, Lea Carneiro, 68 anos, prestou atenção em cada detalhe da receita para reproduzir a iguaria em casa. “É uma experiência super válida, a chef ensinou de uma forma simples e prática, como utilizar ingredientes que usamos no nosso dia a dia, vou reproduzir qualquer dia desses em casa".
Antes, a noite da gastronomia foi aberta pelo chef palmense, que trabalha em um restaurante de Taquaruçu, Israel Monteiro. A receita apresentada usou como referência alimentos típicos, que segundo ele fazem parte de sua memória afetiva. O chef contou que para chegar à composição do prato demorou cerca de dois anos.
"É uma receita tradicional, que fiz uma composição especial, acrescentei uma farofa com ingredientes que remetem à minha história, sabores que conheci com minha avó", comentou Monteiro.
Tecnologia
Uma novidade do 17° FGT é o uso de recursos tecnológicos para facilitar a venda do público e dos comerciantes. Neste ano a Prefeitura oferece a possibilidade de vender as comidas dos expositores via whatsapp. Depois de efetuar a compra, a pessoa só precisa retirar o pedido no estande onde o prato é comercializado. Vale lembrar que o FGT 2023 tem cardápio on-line no hotsite do Festival.
Comunicação
E mesmo com todas as facilidades, a exemplo dos ônibus gratuitos e dos valores de comidas acessíveis, muita gente ainda não conseguiu vir. Mas mesmo estas pessoas têm a possibilidade de participar da festa por meio das plataformas de comunicação do 17° FGT. Neste ano, a Secretaria de Comunicação (Secom) trouxe para o Festival a Rádio Sintonia Capital e a TV Palmas Agora, (ambas via web), transmitindo ao vivo todas as noites de festa.
Saúde e segurança
Além da programação que atende todos os gostos e paladares, o Festival Gastronômico de Taquaruçu também garante segurança e assistência de saúde ao público, por meio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar, um posto de saúde e o Serviço Móvel de Urgência (Samu-192).