Para estimular a doação de leite materno em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inaugura nesta sexta-feira, 8 de março, o Posto de Coleta de Leite Humano, na PoliclÃnica de Taquaralto, à s 8 horas.
Segundo o secretário da Saúde de Palmas, Walter Balestra, o posto de coleta será um ponto de apoio do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina e deve ajudar a ampliar as doações de leite materno na Capital.
Além de ponto de apoio para doação, o posto será um ponto de orientação e incentivo à amamentação, explica o diretor de Atenção à Saúde, Alessandro Pantoja. O posto também será ponto de referência para a população doar recipientes de vidro com tampa de plástico, que serão higienizados e esterelizados para serem utilizados na armazenagem do leite.
Doação
Para doar, a lactante precisa se dirigir ao posto para se cadastrar. "Aquela mãe que tem excedente de leite depois de amamentar o filho, pode doar diariamente e para doar ela ganha um kit para coletar o leite no posto ou em casa", explica o secretário. No kit são oferecidos às doadoras touca, recipiente de vidro esterelizado, máscara e folder de orientação de como proceder a higienização das mamas no momento de doar.
Bebês
Segundo a coordenadora do Banco de Leite, WalkÃria Pinheiro, o posto de coleta será um reforço à doação de leite, cuja necessidade atual é de 11 litros diários para alimentar os 41 bebês atualmente internados no Hospital e Maternidade Dona Regina. "Queremos levantar o volume de leite que recebemos e reduzir a morbidade e mortalidade infantil", acrescenta.