O Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃsticas (IBGE) divulgou nesta quinta, 13, o Perfil das Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013. Entre as unidades da federação e o Distrito Federal, o Tocantins é o estado que mais repassa recursos à área da saúde. O governo do Tocantins dedicou 16,9% do orçamento estadual ao referido segmento, o que corresponde a Rudo,3 bilhão. A pesquisa é resultado da coleta de informações a partir de um questionário respondido pelas próprias administrações estaduais.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde do Tocantins, Vanda Paiva, o recurso será aplicado no fortalecimento da atenção básica, vigilância à saúde, na construção e suporte à rede hospitalar do Estado. “Iniciamos 2014 com muitas atividades, entre essas, o inÃcio das obras dos hospitais, entrega de equipamentos hospitalares e de ambulâncias. Reconhecemos que existem lacunas a serem corrigidas, mas é preciso notar os resultados positivos das polÃticas públicas dedicadas à saúde tocantinenseâ€, destacou.
Atenção básica
Para garantir que os serviços de saúde cheguem a todas as regiões do Estado, o governo, por meio da Sesau, presta apoio à s unidades básicas de saúde dos municÃpios e à atenção especializada. A pasta investe em ações de prevenção, com foco no diagnóstico precoce de doenças. As carretas do programa Saúde da Mulher, Saúde Cidadã são exemplo disso. As unidades móveis percorrem os municÃpios oferecendo atendimento gratuito e de qualidade à s mulheres.
Desde que começaram a circular, em maio do ano passado, as carretas já realizaram 25.504 atendimentos, sendo 8.864 ultrassonografias, 8.901 mamografias e 7.739 exames preventivos. Em sete meses, as carretas percorreram 43 cidades do Tocantins.
Recorde em cirurgias
Com mais de dez mil procedimentos, o Tocantins alcançou o quarto lugar no ranking nacional em número de cirurgias eletivas. Foram realizadas 10.117 cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2012, aumento de 108% em relação a 2011. Um investimento na ordem de R$ 4,8 milhões para realização das cirurgias.
Foram realizadas 2.293 cirurgias de catarata, 598 colecistectomias (vesÃcula), 742 herniorrafias (hérnia), 211 cirurgias ortopédicas e 323 cirurgias pediátricas. Os recursos para 2014 serão investidos, em sua maioria, nas áreas de maior demanda como a ortopédica, a de varizes, a urologia, a oftalmologia, a otorrinolaringologia e cirurgia geral.
Vigilância em saúde
A prevenção e o controle de doenças endêmicas também recebem destaque. A Sesau supervisiona, capacita e orienta os municÃpios para intensificarem as ações de prevenção e controle da doença. O resultado desse trabalho tem sido positivo. Com relação à malária, por exemplo, houve uma redução de 39% de casos notificados no Tocantins, comparando-se o ano de 2013 com 2012.
Obras
Com os investimentos que o Tocantins está fazendo na área, como a construção dos hospitais gerais em ArguaÃna e Gurupi, reforma e ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), reestruturação do Hospital Regional de Augustinópolis, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs),entre outros , o percentual de recursos destinados ao setor tende a ser maior ainda em 2014.