'TOY STORY'
Polícia Federal investiga crimes de contrabando, tráfico internacional de armas de fogo, acessório e munição e associação criminosa.
A Polícia Federal realiza a Operação Toy Story, nesta quinta-feira (25), para investigar moradores de Palmas suspeitos de contrabandearem armas, pólvora, munições e outros acessórios controlados pelo Exército. Os produtos eram exportados dos EUA dentro de brinquedos, kits de ferramentas e embalagens de suplementos para despistar a polícia.
Três mandados de busca e apreensão são cumpridos em Palmas. Além disso, dois investigados que moram nos Estados Unidos da América serão interrogados nesta quinta-feira. Os produtos eram supostamente enviados pelo serviço postal internacional, por esses brasileiros que vivem no exterior.
As investigações iniciaram em janeiro deste ano, por meio de uma cooperação internacional e com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos.
Durante a apuração, uma encomenda importada de forma ilegal foi apreendida no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo a PF, os compradores são colecionadores, atiradores desportivos e/ou caçadores (CAC).
Se condenados, os investigados podem ser responsabilizados por contrabando, associação criminosa e tráfico internacional de arma de fogo, acessório ou munição, cujas penas, somadas, podem chegar a 24 anos de prisão.