TURISMO
1) Toda a rota turística do Jalapão, na qual a Lagoa do Japonês faz parte, encontra-se aberta.
2) O comércio do município de pindorama encontra-se aberto, ressalta-se bares, restaurantes e pousadas.
3) Além de ponto turístico a lagoa é restaurante e, se os restaurantes do município podem funcionar e atender seus clientes, porque o da lagoa não pode?
4) A Lagoa do Japonês possui toda estrutura para atender as normas de distanciamento social e sanitárias para prevenção do novo Coronavirus, além de contar com mais de 350m² de área para alimentação e espaço total com mais d 20 mil m² de área útil.
5) A lagoa do Japonês fica a 32 km do centro de Pindorma e, apesar de ser rota de passagem, oferece menos risco a população do que o próprio comércio da cidade. O município de Pindorama continua sendo rota de outros pontos turísticos que encontram-se abertos e em pleno funcionamento.
6) O prejuízo moral e financeiro da classe turística é incalculável, além das agências perder em novas vendas, perder a credibilidade, precisam rembolsar clientes que já adquiriram pacotes de viagem incluindo a lagoa, sem contar com os turistas que encontram-se em trânsito e ficam desolados e desamparados.
7) Nenhuma agência, associação turística ou outro município da rota turística do jalapão foi informada sobre o possível fechamento ou paralisação parcial da lagoa do Japonês.
8) A classe turística solicita revisão da decisão publicada, conforme último decreto, autorizando o funcionamento total ou parcial da lagoa desde que atendidas todas as normas de distanciamento social e sanitárias impostas pelo município e OMS.