Facebook
22/04/2021 - 18h35m

LUTO

Pioneiro em Araguaína, ex-deputado federal Edmundo Galdino morre aos 62 anos

Redação

Edmundo Galdino também foi deputado estadual por Goiás, vereador em Araguaína e presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Ele perdeu a vida nesta quinta-feira, 22, vítima de insuficiência cardíaca e renal.

Ex-deputado federal Edmundo Galdino morreu nesta quinta-feira (22) em Araguaína, vítima de insuficiência cardíaca e renal (Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal Edmundo Galdino da Silva morreu nesta quinta-feira (22) em Araguaína, vítima de insuficiência cardíaca e renal. Segundo a família, ele estava internado há 10 dias em um hospital particular da cidade, onde tratava problemas renais.

Edmundo Galdino nasceu em Filadélfia e morava em Araguaína. Ele atuou como político por mais de 10 anos, entre 1982 e 1996.

A irmã de Galdino, Maria do Rosário Matos da Silva, disse que "ele foi um homem forte, que veio de uma família de poucos recursos, mas conseguiu alçar grandes voos".

O velório será realizado em Araguaína. Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia vai ser restrita à família. Nesta sexta-feira (23), a partir de 9h, haverá um cortejo saindo do Jardim Filadélfia até o cemitério São Lázaro, onde será o enterro.

Edmundo Galdino começou a carreira política em 1982, quando foi eleito vereador de Araguaína. Depois foi deputado estadual, pelo então estado de Goiás, e após a criação do Tocantins foi eleito deputado federal, atuando em questões agrárias, deixando a função apenas em 1996.

Ao longo de vários anos Galdino também foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Tocantins.

Várias autoridades e políticos publicaram notas de pesar e lamentaram a morte de Galdino.

Nota de Pesar - Governador Mauro Carlesse

Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino, nesta quinta-feira, 22.

Edmundo Galdino construiu uma sólida carreira política, sendo vereador em Araguaína, deputado estadual por Goiás e federal pelo Tocantins, sempre lutando pelo fortalecimento do Estado e melhores condições de vida dos tocantinenses.

Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso eterno e bondoso Deus que console os corações enlutados de seus familiares, amigos e de todos os cidadãos araguainenses que, sem dúvida, sentem a partida de Edmundo Galdino. A todos, os meus sentimentos.

Nota de Pesar - Deputado Estadual Jorge Frederico

Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do ex-deputado federal, Edmundo Galdino.

Aguerrido defensor de Araguaína e do Tocantins, além de deputado federal, ocupou diversos cargos importantes dentro do governo estadual, como o de presidente da ATS.

Aos amigos e familiares desejo força neste momento, e peço a Deus que leve conforto aos seus corações.

Nota de Pesar -

Nota de Pesar - Deputada Estadual Vanda Monteiro

Hoje recebemos a triste notícia do falecimento do ex-deputado federal, Edmundo Galdino, 62 anos. Importante representante da política e história do Tocantins, Edmundo Galdino, exerceu mandatos de vereador em Araguaína e deputado federal por Goiás e Tocantins. Neste momento de grande tristeza, solidarizo-me com familiares e amigos, juntos vamos nos unir em oração para que nosso Deus, em sua imensa misericórdia, possa confortar o coração de todos. Descanse em paz guerreiro!

Nota de Pesar - Prefeitura de Araguaína

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do ex-deputado federal Edmundo Galdino da Silva nesta quinta-feira, 22, aos 62 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Dom Orione em Araguaína há dez dias devido a problemas renais.

Edmundo Galdino foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), vereador de Araguaína, deputado estadual pelo então estado de Goiás e após a criação do Estado do Tocantins, duas vezes eleito deputado federal, ficando conhecido pela luta em prol dos direitos dos agricultores.

Edmundo nasceu na cidade de Filadélfia e mudou-se para Araguaína aos 2 anos de idade, deixando um grande legado para a história tanto de Araguaína quanto de todo o Tocantins.

Nossos sentimentos neste momento de dor e que Deus possa confortar e dar forças a todos os familiares e amigos.

Nota de Pesar - Adriana Aguiar, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

Hoje, com a partida de Edmundo Galdino, perdemos um dos grandes nomes da política e da administração pública de nosso Estado.

Desde muito novo, c Edmundo Galdino carregava consigo a política. Em 1982 foi eleito vereador em Araguaína e, entre 1988 e 1994 atuou como deputado federal pelo recém criado Estado do Tocantins, retornando à Câmara dos Deputados em 2002.

Atuante nas questões agrárias, Galdino foi diretor do Incra no Tocantins e, durante o último governo de Siqueira Campos, assumiu a presidência da Agência Tocantinense de Saneamento.

A todos os familiares e amigos, nossas orações para que possam receber o conforto de Deus neste dia triste.

Nota de Pesar - Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas

A pandemia tem exigido de cada um de nós coragem para lidar com as perdas. Mesmo assim, a morte de um ente querido nos causa forte impacto. Foi com um enorme aperto no coração que recebi a notícia do falecimento do amigo Edmundo Galdino, nesta quinta-feira, 22, por problemas de saúde.

Edmundo Galdino foi amigo de longa data da minha família e sempre esteve presente nos momentos críticos em que vivi. Era uma daquelas pessoas que não precisavam ser chamadas quando dele precisávamos. Lembro com ternura das histórias que ele e João Ribeiro contavam quando ainda era deputado estadual por Goiás. Foram amigos por toda uma vida.

A história de Edmundo Galdino se confunde com a história do Tocantins, pois foi um líder político nato que inspirou uma geração e que nos fará muita falta.  A saudade será eterna, mas espero que a sua caminhada como comandante partidário continue sendo referência para a nossa própria trajetória.

Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, na pessoa do meu compadre Edmondes Galdino, o ‘Xeroso’, que Deus conforte o coração de cada um nessa hora tão difícil. Descanse em paz, meu amigo.

Nota de Pesar - Vicentinho Alves, Vicentinho Júnior e Família

Com consternação, lamentamos a morte, nesta quinta-feira, 22, do ex-deputado federal Edmundo Galdino. Pioneiro no Tocantins, ao lado do meu pai, Vicentinho Alves e de muitos outros líderes tocantinenses,  lutaram pela criação do nosso Estado. Os ideais em comum, de fazer com que então norte goiano tivesse voz e vez, uniram-os, e essa luta transformou-se em uma grande amizade por parte de todos nós para com Galdino e sua família. Com sua trajetória de vida, foi um político ímpar e nos deixa um legado de  trabalho, resiliência, força e determinação. 

Neste momento de muita reflexão, diante desta irreparável perda, solidarizamo-nos com   sua mãe, Dona Maria Matos, seus irmãos, Maria do Rosário, Edilandia, Edna, Janio e Edmondes (para nós o xeroso), amigos e  familiares. Em oração, pedimos ao Pai Celestial que acolha o Seu filho no Reino e conforte os corações enlutados.

Os mais sinceros pêsames,

Nota de Pesar - Agência Tocantinense de Saneamento (ATS)

Foi com grande pesar que recebemos na tarde dessa quinta-feira (22), a triste notícia da morte do ex-deputado federal e ex-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, 63 anos.

Natural de Araguaína, Edmundo Galdino foi vereador, deputado estadual e deputado federal reeleito.

Galdino deixa um legado de luta na política tocantinense e na construção de nosso Estado.
Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso pai celestial que conforte o coração de familiares e amigos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS