Facebook
10/10/2013 - 15h08m

Pioneiros Mirins implementa projeto pedagógico nas escolas

Redação

      Novas diretrizes do Programa Pioneiros Mirins vão ser implementadas nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e nos Centros de Assistência à Criança e ao Adolescente. A estruturação, de cunho pedagógico, partiu da necessidade de dar atendimento diferenciado aos estudantes, de acordo com as possibilidades de cada município ou das unidades escolares.

      A partir deste mês, o atendimento aos beneficiários do Programa Pioneiros Mirins nas 386 escolas estaduais que possuem o Programa Mais Educação, do governo federal, vai receber melhorias pedagógicas. “O Programa Mais Educação vem contribuindo para o fortalecimento do Programa Pioneiros Mirins porque contempla os seus beneficiários com uma proposta curricular voltada para formação integral de crianças e jovens do ensino fundamental”, explica Nelma Maria Matias, líder do Grupo de Trabalho do Programa Pioneiros Mirins da Secretária de Estado de Educação e Cultura (Seduc)

      Nos Centros de Assistência à Criança e ao Adolescente, instituições filantrópicas que funcionam como extensão de uma escola da Rede Estadual de Ensino, as atividades são organizadas seguindo as diretrizes pedagógicas do Programa Mais Educação, podendo 25% da carga horária destas serem destinadas a atender as especificidades de formação do Centro de Assistência à Criança e ao Adolescente.

      Nos municípios conveniados com o Estado também serão seguidas as diretrizes pedagógicas do Programa Mais Educação, organizando os horários para o atendimento aos estudantes no contra turno das atividades escolares. Cada município terá um representante da Secretaria de Educação e um representante da Polícia Militar para articular e acompanhar as atividades do Programa. Estes representantes, juntamente com a Diretoria Regional de Ensino e diretores das Unidades Escolares, serão co-responsáveis pela implementação do Programa Pioneiros Mirins no município.

Programa pioneiro

      Criado em 1989 o Programa Pioneiros Mirins é referência no Brasil, por ser um dos maiores programas socioeducativos para crianças e adolescentes no país. A proposta de trabalho é atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos das escolas da Rede Pública de Ensino, em situação de risco e vulnerabilidade social.

      Atualmente, o governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, Secretaria do Trabalho e Assistência Social e Comando Geral da Polícia Militar, em parceria com Prefeituras e Secretarias Municipais, atende 24.968 crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Essas crianças são selecionadas por meio do CAD Único – Cadastro Único do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as quais são atendidas no contra turno escolar, dentro das unidades escolares, seguindo as Diretrizes Pedagógicas do Programa Mais Educação.

      A educação em tempo integral na Rede Pública de Ensino do Estado do Tocantins se tornou Política Pública Estadual e se configura como estratégia de ampliação dos espaços educacionais e das oportunidades de escolarização na educação básica.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS