PRISÃO
Ação da PM resultou em uma prisão.
No início da noite de segunda-feira, 20, a Polícia Militar localizou e aprendeu um pé de maconha que era cultivado em uma residência no Setor Pedra Branca, na cidade de Bom Jesus do Tocantins.
A equipe do 3º Batalhão chegou até o local após denúncia anônima e foi autorizada, pela dona da residência, a adentrar no imóvel. A planta de aproximadamente meio metro de altura estava numa lata de tinta reutilizada como vaso.
Um rapaz de 28 anos foi detido no local e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Pedro Afonso. Ele alegou que as folhas de maconha eram usadas para fins medicinais.
Crime
De acordo com a lei nº 11.343/06, em seu artigo 28, parágrafo 1º, é crime semear, cultivar ou colher, mesmo que para o consumo pessoal, "plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica".
Conforme o artigo 33, parágrafo 1º, inciso II, do texto legal, semear, cultivar ou fazer colheita, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal, de plantas que se constituem como matéria-prima para a preparação de drogas tem pena de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de multa.