CÂMPUS AUGUSTINÓPOLIS
O Escuta SUS é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex), sendo produzido, apresentado e narrado por acadêmicos de Medicina do Câmpus Augustinópolis.
Levar a medicina preventiva de forma acessível para a população do Bico do Papagaio é o principal objetivo do podcast Escuta SUS, uma iniciativa do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis. O projeto é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) do acadêmico do 3º período do curso de graduação, Tony Queiroz, sob orientação do professor doutor Saulo Meira.
Além do Tony e do professor Saulo, outros três estudantes de Medicina/Câmpus Augustinópolis participam de forma voluntária: Matheus Aquino, Carlos Daniel Dutra e Mariel Henrique da Costa Garcia. Os colaboradores pesquisam, redigem o roteiro, gravam, apresentam e narram o produto.
Tony conta que busca “fornecer informações e promover a educação em saúde, especialmente no que diz respeito a medidas preventivas, prevenção de doenças e promoção do bem-estar”. O acadêmico pontuou, ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS) é pauta sempre presente nos episódios. “Discutimos o funcionamento do SUS com o intuito de auxiliar na instrução da população e melhorar a qualidade de vida e longevidade. Nosso objetivo é capacitar as pessoas a terem maior autonomia na gestão de sua própria saúde”, finalizou.
Nesta semana, foi liberado o 9º episódio do Escuta SUS com o título “Prevenção contra o câncer de colo de útero” que conta com a participação do médico ginecologista, Rafael Gomes (acesse aqui). Esse episódio, assim como todos os outros, estão disponíveis de forma gratuita no Spotify Brasil. Os outros capítulos abordam temas como hipertensão, alimentação saudável a baixo custo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros.
O professor Saulo Meira explica que o podcast aborda “desde doenças mais comuns até dicas e sugestões de serviços para buscar atendimento. Essa abordagem visa fortalecer a conscientização e o conhecimento popular, com o objetivo de capacitar os indivíduos em relação às suas condições de saúde. A medida está alinhada com a abordagem mais avançada atualmente na saúde pública, que é a promoção da saúde”, detalhou.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, parabenizou o grupo pela iniciativa. “É muito bom ver que nossos alunos têm agarrado as oportunidades que a Instituição oferece para o desenvolvimento de pesquisas e projetos. Desde que o curso de Medicina veio para o Bico do Papagaio já sabíamos que seria de grande impacto para a região e esse é mais um dos projetos em desenvolvimento que comprovam isso”.
Acesse o podcast Escuta SUS clicando aqui.