O Diretor de PolÃcia do Interior da PolÃcia Civil do Estado do Tocantins, Delegado José Rérisson Macêdo Gomes, determinou a todos os Delegados Regionais de PolÃcia Civil para que mobilizem todo o efetivo policial civil disponÃvel em cada regional no intuito de reunir todos os seus esforços, nas cidades que recepcionam um maior número de foliões, buscando a manutenção da ordem e da paz social, durante todo o perÃodo carnavalesco.
Os Policiais Civis mesmo que não estejam escalados, receberam determinação para se mantenham de prontidão, em sobreaviso, não podendo se ausentar do Estado do Tocantins sem a prévia autorização de seu superior regional, vez que a atividade policial é por excelência um serviço “essencial†a população, podendo ser convocados excepcionalmente em suas folgas para descanso, se motivado por grandes eventos, catástrofes, calamidades, etc.
Os Policiais Civis estão orientados a se infiltrarem em meio à grandes massas de foliões nos circuitos oficiais, nos locais de grandes concentração de populares, como bares, boates e clubes, buscando identificar e prender traficantes, pessoas que estejam portando armas de fogo, assaltantes e foragidos da justiça, dentre outros criminosos.
A população deverá preferencialmente utilizar-se da Delegacia Virtual para o registro de ocorrências de perdas de documentos e objetos, visando à celeridade no atendimento à aqueles que necessitem ser atendidos nas unidades das Delegacias Plantonistas para lavraturas de procedimentos mais complexos.
O Cidadão vÃtima de furto, roubo, estelionato, dentre outros crimes, deverá procurar as delegacias de Policia Civil de plantão, para registrarem suas ocorrências, afim de que os Policiais Civis possam empreender as diligências necessárias visando à apuração dos fatos.
Em caso de Ocorrência de HomicÃdio, o cidadão deverá colaborar para que o local do crime seja preservado, com o objetivo de que o processo investigativo que é de competência exclusiva da PolÃcia Judiciária, não sofra qualquer prejuÃzo, com qualquer tipo de vÃcio ou contaminação, devendo o cidadão acionar a PolÃcia Civil através do 197 e a PolÃcia Militar através do 190. (As ligações são gratuitas)
O Cidadão deverá adotar algumas medidas para evitar contratempos:
Alerta 1- O cidadão deverá ao sair de sua residência, observar se a mesma foi devidamente trancada, avisar o seu vizinho para que se possÃvel colabore na observação do imóvel e acionar as autoridades em caso de movimentação estranha através do telefone 190 e/ou 197. Informe seu telefone ao seu vizinho para que seja acionado se necessário.
Alerta 2- O Condutor de veÃculo automobilÃstico deverá observar durante o trajeto de retorno a sua residência, para se certificar estar sendo seguido ou não, principalmente no horário noturno, alterando sua rota habitual dando uma ou duas voltas em outros quarteirões durante o percurso para melhor observação, a fim de se evitar um possÃvel assalto. Caso esteja sendo seguido, acione as PolÃcias Estaduais através do 190 ou 197 e peça apoio.
Alerta 3- Evite andar desacompanhado(a), principalmente as mulheres em locais escuros e isolados, afim de não se tornarem alvo para prática de estupros, roubos e qualquer outro tipo de violência.
Alerta 4- Se for dirigir não beba, para que evite ser autuado em flagrante e preso.
Alerta 5- Redobrar o cuidado à s crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em especial nesse perÃodo carnavalesco, devido à grande movimentação de pessoas estranhas nas cidades tocantinenses.
A PolÃcia Civil renova a cada amanhecer o prazer e o orgulho de cumprir com a sua missão constitucional em bem servir ao cidadão e as famÃlias tocantinenses.