TEMPORADA DE PRAIA 2018
Todos os anos as cidades da região do Bico do Papagaio banhadas pelos rios Tocantins e Araguaia recebem inúmeros turistas que se deslocam das diversas regiões do Estado e outros da federação no intuito de aproveitar a temporada de praia.
A segurança pública e demais logística no período de veraneio a fim de atender bem os turistas e demais frequentadores dessas praias, requer uma mobilização por parte de diversos órgãos a fim de que as metas possam ser alcançadas.
Dentre essas demandas, quanto a organização da temporada, destaca-se, a organização dos barraqueiros, limpeza dos locais e a segurança pública realizada por meio dos órgãos competentes que engloba o isolamento das áreas de banho, a fiscalização junto às embarcações e o trânsito que dá acesso as beira rio em cada localidade.
Em São Miguel, o comandante da 3ª Companhia do 9º BPM, capitão José Carlos da Costa Abreu, esteve reunido no último dia 15, sexta-feira, com representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Marinha do Brasil e associações de Barraqueiros de São Miguel. O objetivo foi firmar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o MP e prefeitura municipal.
Já em Araguatins o encontro aconteceu na última quinta-feira, 21. O comandante do 9º BPM, major Weslley Dias Costa, recebeu em seu gabinete diversos representantes de órgãos.
Dentre eles, o comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros, capitão Sidimarcos Pereira Mesquita, sargento Marcelo de Oliveira, da Marinha de Imperatriz (MA), prefeito de Araguatins, Cláudio Carneiro Santana, acompanhado do secretário do meio ambiente, representante da Naturatins, Thúria Silva Reis, dono de barracas, dentre outros.
Em toda a região de atuação do 9º BPM, existem nove municípios que possuem praias. Praia da Ponta em Araguatins, Bacuri Grande em Esperantina, Ilha do Amor em São Sebastião, Encanto em Buriti, praia da Amizade em Sampaio, São Francisco em Praia Norte, Tio Claro e Remanso dos Botos em Itaguatins, praias do Porto e Goiás em Bela Vista, município de São Miguel e praia do Pombal em Maurilândia.