PROCEDIMENTO
Os três policiais realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich.
A Câmara Municipal de Araguatins, homenageou com moção de aplausos em cerimônia ocorrida no auditório da casa de leis na noite desta segunda-feira, 6, quatro policiais da Polícia Militar do Tocantins. Os 2º sargentos Valdeilton da Silva Nascimento e Justino Santos Cruz e os cabos Vonilson Lopes da Silva e José Guimarães Neto.
A homenagem aos militares ocorreu em razão do atendimento de uma ocorrência que salvou a vida de uma criança recém-nascida, de onze meses, que se encontrava com suas vias aéreas obstruídas após a mãe dar de mamar e deitar o bebê.
A criança se engasgou com o próprio vômito e os policiais do 9° Batalhão (9º BPM) chegaram até ao local após pedido de socorro feito pela mãe da criança. O fato ocorreu em março do ano passado, em 2021, em um assentamento da região de Araguatins.
No dia do ocorrido, o sargento Justino era o comandante da guarnição, o cabo Guimarães (que hoje se encontra em outra unidade da PM), era o motorista e o cabo Vonilson da Silva, auxiliar da guarnição. Antes da chegada da equipe ao local, a mãe do bebê recebia orientações, por meio de telefone, dos primeiros socorros feitos pelo sargento Valdeilton que se encontrava de serviço na Central de Operações da PM (Copom) do 9º Batalhão.
Os três policiais realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, onde impede a pessoa respirar e conseguiram salvar a criança.
O caso ganhou repercussão na imprensa e a câmara de vereadores, por meio do autor do pedido, vereador Antônio Pereira Evangelista, decidiu prestar uma moção de aplausos aos policiais militares.
O evento contou com a presença do comandante do 9º Batalhão (9º BPM), José Mário Carvalho Lemos Filho Wisbeck, acompanhado também dos familiares dos policiais homenageados e demais militares do 9º BPM.