O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) proferiu duas decisões, na sessão plenária de quarta-feira (8), determinando aos secretários estaduais da Fazenda, Planejamento e Orçamento e Controladoria Geral do Estado a suspensão de transferências de recursos estaduais para os municÃpios de Riachinho e Wanderlândia.
Os dois municÃpios não implantaram os portais de transparência. Conforme as decisões, referentes à s representações decorrentes de fiscalização do cumprimento da Lei da Transparência, os municÃpios deixarão de receber as transferências voluntárias, obrigatórias e eventuais repasses para as áreas de saúde, educação e assistência social.
O TCE também determinou o encaminhamento das decisões à Coordenadoria de Acompanhamento e Gestão Fiscal do Tribunal de Contas para que sejam inseridas na certidão emitida pelo TCE aos municÃpios.
Multa
Outra penalidade constante nas resoluções do Pleno refere-se à multa aplicada aos prefeitos Fransérgio Alves Rocha (Riachinho) e Eduardo Silva Madruga (Wanderlândia), no valor de R$ 1 mil.
As resoluções fixam, ainda, um prazo de 30 dias para que os prefeitos implantem efetivamente o Portal da Transparência e os mantenham com informações atualizadas.
Para conferir a Ãntegra da Resolução Nº 223, de Riachinho, clique aqui.
Para conferir a Ãntegra da Resolução Nº 224, de Wanderlândia, clique aqui.