Facebook
07/03/2021 - 20h33m

POLICIAMENTO

Por tempo indeterminado, Polícia Militar deflagra Operação "Guardião do Bico"

Equipes reunidas em frente ao quartel do 9º Batalhão da PM em Araguatins (Foto: Divulgação/9° BPM)

Por meio do 9º Batalhão da PM (9º BPM), a Polícia Militar deflagrou na noite de sexta-feira, 05, a primeira Operação “Guardião do Bico” no Bico do Papagaio, área de atuação da unidade, sediada na cidade de Araguatins e responsável por mais 13 municípios da região. A operação é comandada pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis. O objetivo da ação é gerar ainda mais tranquilidade ao cidadão da região e a Operação segue por tempo indeterminado.

Em conformidade a Ordem de Serviço (OS) assinada pelo comandante Reis, a operação acontece por meio do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, com a realização de blitz, abordagens e buscas em pessoas e veículos, em pontos estratégicos, com foco na prisão de infratores da lei, pessoas procuradas pela justiça, apreensão de drogas e armas, bem como a recuperação de bens e objetos oriundos de crimes.

A Operação também se intensifica nas localidades de maior incidência de ocorrências policiais, de acordo com os mapas estatísticos de manchas criminais e levantamentos do serviço de inteligência do 9º BPM, além de destacamentos desativados. As medidas objetivam prevenir e/ou coibir ações delituosas, com a finalidade de garantir a manutenção da ordem pública, paz social e a redução dos índices de criminalidade.

Durante exposição ao efetivo sobre a Operação (Foto: Divulgação/9° BPM)

A Ordem de Serviço destaca ainda a coibição de infrações criminais, relativas à contravenção penal de perturbação do sossego público, prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais - Decreto Lei nº 3688/41, bem como a infração administrativa de trânsito relativa à equipamento sonoro irregular, prevista no artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei nº Lei nº 9.605/98, combinada com a Resolução 624/2016, com vistas à preservação da ordem pública, nos termos do artigo 144 da Constituição Federal de 1988.

Tenente-coronel Reis, Comandante do 9º BPM (Foto: Divulgação 9° BPM)

Na operação estão sendo empregadas militares do serviço administrativo do 9º Batalhão, equipes de Radiopatrulha (RP), Comando do Policiamento Urbano (CPU), Força Tática e Patrulha Rural. Nas próximas edições haverá reforço também das equipes especializadas da PM, entre elas, Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Operações Especiais (Bope), dentre outras, e comando também do capitão José Carlos da Costa Abreu, Subcomandante da Unidade.

Veículos sendo apreendidos durante a Operação (Foto: Divulgação 9° BPM)

Nesse primeiro dia de Operação, foram expedidas sete notificações de trânsito, quatro veículos removidos e uma pessoa presa por dirigir embriagada.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS