Quando se pensa que o descaso de gestores com a educação pública é coisa do passado, a sociedade se surpreende com constatações alarmantes de irresponsabilidade administrativa de prefeitos que atuam na região. Nossa equipe foi chamada para verificar de perto a situação da Escola Municipal Redenção, no povoado Camarão, em Praia Norte, municÃpio administrado pelo mais jovem prefeito do Tocantins, Jader Pinheiro, de apenas 21 anos.
Mas a juventude de Jader Pinheiro não é empecÃlio para que o prefeito tome as mesmas atitudes de velhos polÃticos. Um exemplo é que mesmo tendo apenas 21 anos, Jader já enfrenta processos por propaganda irregular, uso indevido do patrimônio público, abuso de poder, captação ilÃcita de sufrágio, emprego de propaganda vedada e ameaça contra um casal.
Na Escola Redenção no povoado Camarão, a foto por si só mostram o desrespeito com alunos, professores e comunidade. O prédio da escola está totalmente deteriorado, com teto goteirando, forro desabando, fiação exposta, janelas quebradas, infiltração e mofo.
As condições de ensino também são péssimas. Mesas e cadeiras quebradas, quadros de uso dos professores sem condições para apresentação de conteúdo, ventilador inadequado com a fiação exposta. Na sala usada como biblioteca a cena é ainda mais alarmante, livros expostos em cima de mesas e até no chão, ventiladores, lata de tintas, baldes e livros velhos.
Diversos moradores manifestaram sua indignação com a situação, entre eles está o agricultor HermÃnio Jose Salomão de Sousa, que criticou, “Verba para comprar terra e mandar os filhos e irmão para a BolÃvia estudar medicina eles tem dinheiro, mas para recuperar escolas e investir na educação falta verbaâ€, disse o agricultor. Outra opinião formada fica por conta de CÃcera Ferreira, “Onde estão os vereadores que tem o dever de fiscalizar. Eu só espero que o MinistérioPúblico tome alguma providência por essa situação em que se encontra a escola que estuda os nossos filhosâ€, comentou a dona de casa.