O prefeito Carlos Amastha esteve em BrasÃlia, nesta segunda-feira, 30, reunindo-se com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vicente Neto, e com o comitê gestor dos Jogos Mundiais IndÃgenas. Acompanharam o prefeito, os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, MarcÃlio Ãvila, e dos Jogos IndÃgenas, Hector Franco.
Na primeira reunião, o prefeito Amastha pleiteou junto ao ministro Occhi recursos para obras de infraestrutura na cidade. Occhi colocou o corpo técnico do ministério à disposição para viabilizar os projetos. “Discutimos o plano municipal de macrodrenagem, visto que a falta de drenagem na cidade traz vários transtornos. O objetivo é conseguir recursos para obras de macrodrenagem para resolver problemas de alagamentos de alguns pontos da cidade. E também solicitamos poços artesianos para áreas rurais de Palmasâ€, adiantou Amastha.
Quanto aos Jogos IndÃgenas, a reunião com o comitê gestor foi para definir a matriz de responsabilidade, data de lançamento das obras e recursos para provimento dos jogos.
Já na Embratur, o prefeito Amastha e o presidente Vicente Neto, falaram sobre as ações que visam divulgar os Jogos Mundiais IndÃgenas no exterior. A ideia é valorizar a riqueza cultural dos povos indÃgenas e promover outros segmentos do turismo como o ecoturismo e o turismo de aventura. “São parcerias fundamentais para divulgar a cultura indÃgena, o evento e também a Capital. Tenho certeza de que os Jogos Mundiais IndÃgenas serão um sucesso em termos de organização e ganho para a cidadeâ€, concluiu.