O prefeito Fabion Gomes (PR) participou de uma reunião em seu gabinete com representantes do Sebrae, secretários municipais e servidores do setor de arrecadação para tratar da instalação da Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – que é um sistema eletrônico que visa desburocratizar a abertura e o fechamento de microempresas, o qual deverá ser instalado gradativamente em 30 cidades, as quais representam 90% da arrecadação do Tocantins.
O encontro teve por objetivo explicar ao Gestor Municipal e aos servidores do municÃpio o que é a Redesim, e quais as mudanças necessárias para estabelecer o sistema. Segundo Zanina, esse primeiro contato foi apenas para mostrar quais os processos necessários para abrir uma empresa, como a emissão de alvará de funcionamento, de localização e ambiental.
Durante a reunião, o consultor do Sebrae, Guilherme Zanina explicou que com a instalação da Redesim o municÃpio irá integrar todos os órgãos comerciais e amenizar a burocratização entre os poderes públicos e privados. “Com a instalação da Redesim a cidade de Tocantinópolis terá uma rede de dados centralizada e compartilhada, facilitando e aumentando o controle dos órgãos de fiscalização tanto estadual como municipal, garantindo até mesmo o aumento da arrecadaçãoâ€, destacou.
O prefeito Fabion destacou que o municÃpio está precisando muito da Redesim, através dela será possÃvel otimizar processos e diminuir o tempo para a abertura de uma empresa. "Temos o interesse em instalar a Redesim e também criar a Secretaria de Fiscalização Tributária. Outra importante iniciativa é ofertar através da Redesim, capacitações aos servidores do Setor de Arrecadação, dessa forma ficará bem mais fácil atender o público e atrair um número maior de empresas para o municÃpioâ€, frisou.
Para implantação e abertura de empresas são fundamentais a atuação conjunta entre a Junta Comercial, Sebrae, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal. Normalmente, leva-se até 90 dias para abrir uma empresa, mas com a otimização dos processos através da Redesim, é possÃvel fazer em no máximo cinco dias.
Presenças
Além do prefeito Fabion Gomes, estiveram presentes durante a reunião, os consultores do Sebrae, Guilherme Zanina e Tânia Ferreira; a secretária de Administração, Cristiane Rosa; a secretária de Assistência Social, Maria das Graças Carneiro; o secretário de Habitação e Urbanismo, Antônio Queiroz; o secretário de Agricultura, Salomão Barros; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Tocantinópolis, Evandro Guimarães; o subsecretário de Meio Ambiente, Eudes Ribeiro; o articulador do Selo Unicef, Emivaldo Aguiar; o assessor de Comunicação, Dirceu Leno; a servidora da Acito, Eliete Novais e as servidoras do setor de Arrecadação da Prefeitura, Lindalva e Maria Lila da Silva.