Os prefeitos que participaram da reunião para instalação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas (Metropalmas) avaliaram positivamente a criação da Região. São 16 os municÃpios que constituem a Metropalmas, destes, 12 prefeitos estiveram nesta terça-feira, 21, no Palácio Araguaia com o Governador Siqueira Campos e representantes do Estado.
"A ideia é excelente, a proposta é muito boa. A Região Metropolitana de Palmas precisa ter um planejamento para que possa se desenvolver sem deixar esse ou aquele municÃpio à s margens do desenvolvimento", pontuou o prefeito Moisés Avelino, de ParaÃso do Tocantins.
O prefeito Hélio Carvalho, de Ipueiras, também acredita que os municÃpios menores poderão ter mais acesso a programas e projetos com a Metropalmas. "É uma forma melhor de reivindicação", apontou. Já a integração dos municÃpios foi destacada pelo prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar Pereira: "Nós percebemos a necessidade de estarmos integrados com a Capital".
Para Magda Borba, prefeita de Miracema, "a expectativa é muito grande porque a gente vê sinal de crescimento", expôs. Opinião semelhante também foi exposta pelas prefeitas de Barrolândia, Leila de Sousa, de Pugmil, Arlene Martins, e de Lajeado, Márcia da Costa que destacaram otimismo com a Metropalmas. "Isso realmente, com grande clareza, é sinal de desenvolvimento, de bem estar social, de crescimento", disse Márcia Costa.
Melhorias
De acordo com o prefeito de TocantÃnia, Muniz Araújo, a integração entre os municÃpios permite a diminuição da evasão populacional de cidades menores. "Nós vamos conseguir manter os munÃcipes em nossa cidade", disse o prefeito ao destacar que uma das principais demandas é a infraestrutura das estradas que ligam TocantÃnia aos municÃpios circunvizinhos.
Segundo a prefeita de Barrolândia, a melhoria na unidade de saúde do municÃpio é uma prioridades que ela pretende levar para discussão na Metropalmas. "A região metropolitana vai cuidar melhor de todos os municÃpios, sobretudo os menores, que têm demandas na saúde", analisou Leila de Sousa.
Para o prefeito Luiz de Saquetim, de Brejinho de Nazaré, as potencialidades naturais, como o Rio Tocantins, deverão ser mais valorizadas. "Estamos precisando de estradas e estrutura de lazer à beira do rio, acredito que vamos ter bastantes benefÃcios na infraestrutura e turismo", disse.
Soluções em conjunto
De Miranorte, o prefeito Frederico Henrique de Melo ressaltou que a Metropalmas trouxe, segundo ele, "muito otimismo". O prefeito entende como uma necessidade a criação das regiões metropolitanas. "Vem daà a definição de globalização, resolver os problemas coletivos de forma conjunta", completou.
Para os prefeitos de Porto Nacional, Otoniel Andrade, e de Monte do Carmo, Gilvane Pereira, os municÃpios possuem muitas dificuldades e a integração dará condições para solucionar problemas, como os relacionados à saúde e segurança pública. "A região metropolitana é uma das saÃdas para melhorar a qualidade de vida de todo povo dessa região", disse Otoniel Andrade.
Conselho de Desenvolvimento
O Conselho de Desenvolvimento instituÃdo nesta segunda-feira, 21, é composto pelos municÃpios (cujo poder de voto é proporcional ao número de habitantes) e por gestores públicos nos seguintes eixos: jurÃdico (titular: procurador geral do Estado, André Matos); sistema viário (titular: secretário de Estado da Infraestrutura, Kaká Nogueira); segurança pública (titular: secretário de Estado da Segurança Pública, José Eliú); saúde pública (titular: secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva); saneamento, uso da terra e meio ambiente (titular: presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu); planejamento integrado (titular: secretário de Planejamento e modernização da gestão pública, Flávio Peixoto); transporte intermunicipal (titular: presidente da Agência Tocantinense de Regulação, coronel Constantino Magno).
"O governo não vai decidir nada sem respeitar o poder de gestão dos prefeitos", frisou o Governador Siqueira Campos durante a reunião realizada em seu Gabinete.
Fazem parte da Metropalmas: Palmas, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, ParaÃso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis e TocantÃnia.