Facebook
21/10/2017 - 17h50m

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA REGIONAL

Prefeitos do Bico parabenizam Governo por iniciativa do Fórum de Desenvolvimento Econômico

Patrícia Saturno

Prefeitos do Bico do Papagaio destacaram que o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins em Araguatins foi uma importante contribuição do Governo para fortalecer o extremo-norte do Estado, uma vez que se propõe a promover o desenvolvimento da economia regional.  O Fórum, iniciado na quinta-feira, 19, foi encerrado nesta sexta, 20, com a presença do governador Marcelo Miranda.

Uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e parceiros, o evento está sendo realizado  em todas as regiões do Tocantins.“Criamos aqui mais uma oportunidade para aproximar o Governo do Estado dos municípios para que pudéssemos conhecer os projetos nos quais os prefeitos estão envolvidos neste início de mandato e, a partir das demandas elencadas, identificar como o governo pode contribuir para que alcancem seus objetivos”, enfatizou o secretário Alexandro de Castro.

Presente no  evento, o presidente da União Intermunicipal do Bico do Papagaio (Unbip), Damião Castro (prefeito de Axixá,) avaliou positivamente o Fórum e enfatizou o apoio do Governo. “O Bico do Papagaio é uma região muito populosa, mas muito carente, e a gente vê essa necessidade. O secretário e o governador estão de parabéns por trazer este evento para tentar ajudar a desenvolver a nossa região. Nós, prefeitos, que estamos na luta por desenvolvimento, estamos muito felizes com esse apoio”, disse.

Para o presidente da Unbip, no momento, os principais gargalos da região estão relacionados à moradia e emprego. “Nós precisamos trazer incentivos para que venham indústrias e comércios para a nossa região, para que nós consigamos dar emprego à população”, analisou.

Prefeito de Araguatins, sede do evento, Cláudio Santana  enfatizou a aproximação entre Estado e municípios proporcionada pelo evento. “É um Fórum que veio discutir os problemas da nossa região. As prefeituras de todos os municípios estiveram representadas e nos deu oportunidade para mostrar ao governador o nosso cenário, para que possamos buscar alternativas para resolver as demandas, principalmente na questão da segurança, do emprego e da renda das pessoas”, disse, parabenizando o gestor da Seden pela iniciativa.

Para o secretário de Assuntos Institucionais de Araguatins, Marcio José Carneiro Santana, o Fórum levou formação para os secretários, especialmente no que diz respeito à programação dos workshop’s realizados pelas superintendências de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Cultura da Seden.

“Nessas discussões nós entendemos como criar mais oportunidades e dar prioridade para estas atividades, enxergando tais áreas como meios para fortalecer a economia das cidades. Isso foi benéfico para que a gente tenha uma visão mais ampla”, disse. Agora, analisou o secretário, é importante que sejam criados espaços que proporcionem aos municípios conhecer onde encontrar recursos para desenvolver os projetos que forem identificados.

Outras edições

Antes do Bico do Papagaio, o Fórum foi realizado no sul do Tocantins (Gurupi), entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro; e no centro-norte (Guaraí), nos dias 23 e 24 de maio. As próximas edições serão realizadas na região sudeste, em Dianópolis; e norte, em Araguaína.

Parceiros

Foram parceiros nesta edição a Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), prefeitura municipal de Araguatins e Associação Comercial do município; Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS