Nesta segunda (31), alguns prefeitos das microrregiões do Bico do Papagaio prestigiaram a apresentação do programa O Campo na Classe Média, realizado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em Palmas. O evento contou também com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET/SENAR-TO), Paulo Carneiro, prefeito de AraguaÃna e diversas outras autoridades.
Segundo a ministra, O Campo na Classe Média é um programa de oportunidades, que tem como objetivo geração de emprego e renda, como também inserir os produtores no agronegócio. “Ao longo dos anos observamos que todas as áreas onde o desenvolvimento agropecuário chegou, os nativos ficaram empobrecidos, muitos vendiam suas fazendas e ficavam olhando aquela riqueza se desenvolver, (...), Então, vamos fazer em vários lugares do Brasil esse programa da classe média, mas aqui no Matopiba, temos a esperança e obstinação de tentar evitar que isso aconteça e que os nossos produtores, especialmente os pequenos produtores nativos, possam se integrar nesse agronegócio de sucesso que tem crescido cada dia maisâ€, finalizou.
Para os prefeitos esse programa vai trazer muitos benefÃcios para os pequenos municÃpios.
Esse programa vai dar muito certo, principalmente se os prefeitos e prefeitas deixarem de administrar a folha de pagamento e passarem a ser agentes de fomento do desenvolvimento do seu municÃpio, por que a solução dos pequenos municÃpios não está na área urbana, está área rural. Enfatizando ainda que o desenvolvimento econômico dos pequenos municÃpios passara pelo desenvolvimento rural. O tempo vai mostrar que esse programa vai gerar inclusive os empregos necessários na área urbana.