IEGM
A pesquisa do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que teve seu preenchimento encerrado na última quinta-feira, 31, apresentou resultado expressivo com relação ao exercício de 2017. Este ano, 136 dos 139 municípios responderam aos sete questionários exigidos pela Corte de Contas. Ano passado 13 unidades gestoras não cumpriram com a determinação. Do Bico do Papagaio, apenas o município de Axixá do Tocantins não cumpriu com a determinação.
“A participação de todos os municípios tocantinenses é de grande importância, para se ter uma orientação clara sobre a realidade atual da gestão municipal”, pontuou a coordenadora de Auditorias Especiais do TCE/TO, Lígia Braga.
As prefeituras de Axixá, Juarina e Ponte Alta do Bom Jesus, assim como no ano anteriores, não realizaram o preenchimento e envio este ano. A coordenadora ressalta que, segundo a Resolução 161/2018, “haverá aplicação de multa aos gestores que não preencheram os relatórios completos a partir do ano base de 2017”.
O IEGM está na sua terceira edição e tem como objetivo medir o desempenho da gestão pública nas áreas da Educação, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, Cidades Protegidas, Saúde e Planejamento. Agora será feita a validação por amostragem dos dados informados pelos gestores.