Facebook
27/05/2022 - 21h00m

LIBRAS

Prefeitura de Gurupi é notificada para promover acessibilidade nos serviços de saúde aos pacientes com deficiência auditiva

Redação

Recomendação foi expedida pelo Ministério Público.

As unidades devem dispor de profissional habilitado para atendimento em libras (Foto: Divulgação)

Considerando o disposto na Lei Brasileira de Sinais (Libras), que estabelece que os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) devem promover ações articuladas para garantir à pessoa com deficiência igualdade de oportunidades, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu na quinta-feira 26, uma recomendação administrativa à Prefeitura de Gurupi para que ofereça acessibilidade nos atendimentos da saúde às pessoas com deficiência auditiva.

Neste sentido, o documento orienta que o ente promova diversas medidas para atender à legislação, inicialmente, oferecendo curso avançado de habilitação em Libras aos servidores municipais interessados e estruturando uma central de interpretação para auxiliar os deficientes auditivos na comunicação, principalmente, em atendimento médico na rede pública.

Até que seja realizada a capacitação dos servidores, a recomendação requer que seja disponibilizado atendimento médico aos pacientes auditivos, por meio de profissional habilitado.

No que se refere à formação, foi estipulado o prazo de 60 dias, para o início do curso. Ao seu término, o Município deverá juntar a relação de inscritos e comprovar, junto ao Ministério Público, o cumprimento da recomendação.

O documento é assinado pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS