TESOURO NACIONAL
As prefeituras do Bico do Papagaio, devem realizar o registro da dívida pública dos municípios no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem) até esta quarta-feira, 30. Caso esse prazo não seja observado, o município será incluído no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).
Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, o sistema foi criado para analisar o preenchimento do cadastro da dívida pública (CDP), das operações de crédito e garantias da União, dos Estados e dos Municípios. Ele também monitora o gerenciamento e a análise dos pleitos de operação de crédito dos entes da Federação (PVL e PVL-IF).
Na prática, as informações que alimentarão o Sadipem já são enviadas pelos Municípios por meio do Anexo da Dívida Consolidada do Relatório de Gestão Fiscal (RGF). Com o Sadipem, essas informações serão agrupadas por tipo de dívida com a exigência de documentação comprobatória.
Para orientar os gestores municipais nesse processo, a ATM disponibiliza uma nota técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que auxiliam no registro das dívidas públicas. Clique aqui para acessar a Nota Técnica da CNM n° 26/2018.