Facebook
15/12/2017 - 17h18m

PROGRAMA EDUCACIONAL

Presença de alunos indígenas marca formatura do Proerd em Tocantinópolis

Mariele França

Alunos indígenas durante formatura do Proerd, em Tocantinópolis (Foto: Divulgação PMTO)

Foi realizada na noite de quinta-feira, 14, em Tocantinópolis, a cerimônia da 18ª formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu na quadra da Escola Paroquial Cristo Rei, onde 383 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de diversas escolas receberam o certificado do Proerd, dentre elas a Escola Estadual Tekatô, da aldeia indígena Mariazinha.

18ª formatura do Proerd, em Tocantinópolis (Foto: Divulgação PMTO)

Na região da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Proerd já formou mais de 12.000 alunos das redes municipais, estaduais, conveniadas e particulares desde 2005, ano em que o programa foi implantado na Unidade. A participação de crianças vindas de uma aldeia indígena é inédita.

Durante o curso, as crianças saíam uma vez por semana, da aldeia até a sede da Diretoria Regional de Ensino, em Tocantinópolis, onde foram realizadas as instruções, com duração de 01h30. Nas aulas os alunos tiveram a oportunidade de aprender os riscos de se envolverem com entorpecentes, bebidas alcoólicas e violência. Ainda tiveram atividades coletivas que estimularam a amizade, o respeito e o trabalho em equipe.

O comandante da 5ª CIPM, major Fioravan Teixeira Silveira, avaliou como positivo o projeto voltado para as crianças da aldeia. “É um momento ímpar poder proporcionar à equipe do Proerd o envolvimento com o alunos indígenas, era um sonho antigo da Unidade implantar o projeto. Pretendemos dar continuidade e expandir o programa educacional nas demais aldeias do município”, destacou com o comandante.

Presença

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes de Sousa; o Cacique da aldeia indígena Mariazinha, José Kunduka Ribeiro Corredo; o comandante da 5ª CIPM, major Fioravan Teixeira Silveira; o coordenador operacional do Proerd, capitão Leonardo Amorim Teixeira,  além de outras autoridades indígenas, militares, secretários, vereadores, diretores de escolas, professores, pais e alunos.

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • jeová pereira | 09/01/2018 | 00:10 Parabéns pela iniciativa, tão importante na vida destes alunos que receberão um valioso conhecimento de cidadania, respeito, amor ao próximo, compromisso com os estudos. Este projeto está chegando até aquelas pessoas que tanto necessitam do conhecimento, do valor da vida e de outros valores como futuros cidadãos.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS