FEBRE AFTOSA
Para agilizar o atendimento aos pecuaristas, desde o dia 10 de maio, o horário de atendimento nas unidades da Agência foi ampliado, passando de 12h30 as 18h30 para 7h às 18h30. “Montamos uma escala especial de serviço em 05 municípios do Bico do Papagaio, para atender exclusivamente os produtores rurais durante a realização da campanha. Esperamos que todos cumpram os prazos e colaborem com a sanidade agropecuária do Estado”, reforçou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa está chegando à reta final, os produtores rurais que ainda não vacinaram o rebanho devem se apressar, pois o prazo termina no dia 31 de maio. A comprovação do procedimento também é obrigatória e deve ser realizado até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Nesta etapa, serão envolvidos 8,6 milhões de bovinos e bubalinos, distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais cadastradas em todo o Estado.
Para vacinar o rebanho, o produtor rural deve comprar a vacina em loja cadastrada na Agência, preservar a temperatura entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação. Para declarar a vacinação é preciso apresentar a nota fiscal da vacina e a Carta-aviso preenchida com os dados dos rebanhos existentes na propriedade rural. Do contrário, estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções previstas na legislação estadual.
Horário diferenciado
Confira a lista abaixo dos municípios com escala especial.
Regional de Araguaína |
Aguiarnópolis |
Regional de Araguatins |
Araguatins, Tocantinópolis, Nazaré e Buriti |