NOVO TEMPO
Dos 15 participantes, um é da Unidade Penal de Augustinópolis.
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, abriu nova turma de curso profissionalizante de Pintura Imobiliária na Unidade Penal de Paraíso do Tocantins. O evento que ocorreu na segunda-feira, 26, faz parte do Programa Novo Tempo e tem como objetivo dar cumprimento à Lei de Execução Penal no que tange a assistência educacional, que compreende a formação profissional da pessoa privada de liberdade.
Com a participação de 15 alunos, sendo seis da Unidades Penal de Paraíso e os demais oriundos das Unidades Penais de Augustinópolis, Barrolândia, Porto Nacional, Araguacema, Guaraí, Colmeia, Arraias, Palmas e Cariri. O curso terá carga horária de 180 horas de aula e será ministrado por um custodiado da Unidade Penal de Palmas selecionado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Para o custodiado A.B.R., a expectativa de iniciar as aulas é grande. “Estou animado em começar as aulas para me capacitar, aprender uma nova profissão e praticar lá fora”, falou emocionado.
Objetivo
A gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso da Seciju, Renata Duarte, explicou que o curso tem como objetivo a capacitação profissional e a oportunidade de empregabilidade. “Mesmo com as condições peculiares, o ambiente carcerário deve ser entendido como um espaço educativo, conforme aponta a Resolução n° 03/2009, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária”, assegurou.
Durante a cerimônia da aula inaugural, o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes Alves, falou sobre a ampliação das ações do Novo Tempo para ofertar mais capacitação e profissionalização para as pessoas privadas de liberdade. “Recebemos essa missão do governador Mauro Carlesse, por meio do secretário da Seciju, Heber Fidelis, e estamos fazendo o possível para ampliar as capacitações, pois além de ajudar na remição do preso, também traz uma devolutiva social”, afirmou.
Durante a ocasião, o chefe da Unidade de Paraíso, ofertante do curso de Pintura Imobiliária, Leandro de Oliveira Sá, fez o acolhimento dos cursistas das outras unidades. “Todos vocês são bem-vindos a participar deste curso que está se iniciando, ele será uma grande oportunidade. Aproveitem ao máximo, pois ele será ministrado com bons produtos e por meio de um profissional de excelência. O ensino é uma oportunidade que temos que aproveitar ao máximo”, garantiu.
O diretor da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, falou que ficou muito contente com o convite feito pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso para participar do curso. “Estamos muito satisfeitos com o convite e temos certeza de que se trata de um ganho para todos”, ressaltou.
A diretora da Escola Estadual Idalina de Paula, Ana Maria Fernandes, que participou do momento, falou da importância do ensino. “Iremos, por meio de um novo roteiro de estudo, aumentar a oferta de ensino. É visível que o ensino tem papel fundamental na mudança e estamos muito felizes de estar aqui prestigiando essa nova proposta de aprendizagem que eles estão tendo acesso”, finalizou.