FISCALIZAÇÃO
A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Tocantinópolis.
Na tarde desta quarta-feira (28), por volta das 12 horas e 30 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 65,44 m³ de madeira transportados ilegalmente, no município de Aguiarnópolis.
Em procedimento de fiscalização no km 02 da BR-230, foi dada ordem de parada a um caminhão Scania/R450 A6x2, tracionando dois semirreboques. Durante inspeção, a equipe PRF identificou o transporte de 65,44 m³ de madeira nativa. Ao verificar a documentação, os policiais localizaram inconsistências nas informações sobre a rota da carga.
De acordo com a portaria Nº 21 IBAMA 02 de 2023, o Documento de Origem Florestal (DOF) com itinerário redigido de forma genérica ou omissa, que admita diferentes interpretações ou possibilidades de percursos, será considerado INVÁLIDO, caracterizando infração ambiental da parte do emissor e do transportador da carga.
Diante das informações obtidas, foi constatado, a princípio, o crime de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Tocantinópolis para as medidas cabíveis.