164,75 m³
164,75 m³ com documentação irregular foram apreendidos.
De sexta-feira até a manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 164,75m³ de madeira transportadas irregularmente em dois municípios tocantinenses.
A primeira ocorrência aconteceu no km 666 da BR-153, no município de Gurupi. Na manhã de sexta (26), por volta das 10 horas e 30 minutos, foi dada ordem de parada a um conjunto veicular que transportava madeira.
A Polícia Militar Ambiental também esteve presente durante esta abordagem, sendo constatado que o volume da carga de 52,13m³ de madeira do tipo cupiúba, divergia do declarado na nota fiscal e guia florestal apresentada pelo condutor. Além disso, foi verificado excesso de aproximadamente 17t no peso bruto total e de 2,8t na capacidade máxima de tração do veículo.
No sábado (27), entre o Km 70 e 72 da BR-230, foram realizadas mais três apreensões no município de Luzinópolis.
Por volta das 3 horas da madrugada, no km 72, ao inspecionar a carga de dois caminhões, foram localizados cerca de 78,62m³ de madeira transportada sem a documentação fiscal necessária. Para os condutores dos veículos, também foram identificadas passagens por crimes contra o meio ambiente.
A terceira apreensão aconteceu por volta das 7 horas da manhã do mesmo dia. A equipe deu ordem de parada a mais um veículo de carga, sendo verificado que as documentações apresentadas não acobertavam o transporte dos 34m³ de madeira nativa serrada verificados na abordagem.
Em todos os casos citados, os responsáveis pela carga foram autuados e toda a madeira apreendida foi encaminhada para os órgãos ambientais competentes de cada município.