Facebook
10/03/2022 - 15h00m

SAÚDE

Primeira liga acadêmica do curso de medicina da Unitins de Augustinópolis realiza aula inaugural

Aula inaugural marcou o início das atividades da Liga de Saúde Coletiva, a primeira liga acadêmica do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis

A Liga de Saúde Coletiva (Lisc) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na noite desta terça-feira, 08, sua aula inaugural. A entidade é a primeira liga acadêmica do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis. Participaram da programação inaugural a diretora do câmpus, Gisele Padilha; o coordenador do curso de Medicina, Victor Giovaninno; o professor e coordenador da Lisc, Saulo Meira; e as professoras orientadoras Beatriz Cardoso Roriz e Lunalva Aurélio Pedroso Sallet, além dos ligantes dos cursos de Enfermagem e Medicina.

A aula inaugural foi marcada pela palestra com a médica de Família e Comunidade, Ana Carolina Lavigne, professora do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que abordou o tema “Desafios e perspectivas da Medicina da Família e Comunidade”, via Google Meet. Dentre os objetivos da liga acadêmica estão a oferta de qualificação técnica e humanística para a comunidade acadêmica, a atuação para o fortalecimento da assistência e cuidado à saúde, e a colaboração para a melhoria dos indicadores de saúde da região do Bico do Papagaio.

A ligante Geovana Medeiros, de 21 anos, é caloura do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis explica por que decidiu integrar a Lisc já no primeiro semestre: “Acredito que dentro da realidade do município de Augustinópolis, a Lisc é uma das ligas que mais pode oferecer serviços para a comunidade. E essa atuação mais voltada para as pessoas é algo que eu sempre tive muita afinidade, sempre gostei, além de ser algo que eu posso realizar dentro da minha profissão, na cidade em que eu estou morando com a possibilidade de fazer diferença aqui”, contou a acadêmica, que é natural de Brasília/DF. 

Apesar de ser uma entidade ligada ao curso de Medicina, a Lisc também possui três ligantes do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis. A acadêmica do 3º período, Kezia Lopes, de 19 anos, é uma das componentes. “Eu vi na Lisc uma oportunidade de crescimento que vai agregar muito na minha carreira profissional e também estimular essa conexão com a comunidade, pois vamos estar sempre ali tendo contato com a população”, ressaltou Kezia, que mora em Praia Norte. 

Teremos aulas quinzenais, algumas somente para ligantes e outras abertas para a comunidade acadêmica. Vamos trazer palestrantes aqui das universidades e de outras instituições, além disso, a gente vai realizar outras atividades como a que está prevista para este mês de março, que é arrecadar produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social”, pontuou a diretora-geral da Liga de Saúde Coletiva, Isabela Paz, acadêmica da I Turma de Medicina.

A palestra ocorreu por meio do Google Meet com a médica Ana Carolina Lavigne, da UESC (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Para o professor e coordenador da Lisc, Saulo Meira, a aula inaugural representa a concretização de um longo processo de construção, de parcerias, de convites, de trânsito de pessoas, de ideias, de vontades e de projetos. “Essa aula de hoje foi, de fato, emocionante. E não apenas para mim como coordenador, mas como professor que está vendo os novos ligantes. É animador perceber que há pessoas engajadas no projeto, que apostam nisso, então aumenta a nossa vontade de produzir mais. Temos uma equipe jovem, disposta, que está unida para trabalhar em prol de uma saúde coletiva que seja suficientemente capaz de defender os interesses da saúde coletiva e da saúde pública do nosso estado”.

O coordenador do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis e professor orientador da Lisc, Victor Giovannino, ressalta a importância da parceria entre os cursos de Enfermagem e Medicina . “O compartilhamento com o curso de Enfermagem é uma situação rara que a gente encontra em cenário nacional, porque a segregação de profissionais e de graduações é muito grande, mas aqui a gente não vê isso, o que se torna um diferencial gigante para formar profissionais médicos e enfermeiros parceiros”.

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, também comemorou a realização da aula inaugural e o início das atividades da entidade. “Presenciar o início da Lisc é motivo de muito orgulho, pois por meio das ligas acadêmicas, a universidade fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão com um potencial transformador, aproximando a comunidade da universidade. Esperamos que a Lisc faça a diferença na região do Bico do Papagaio e que levem no nome da Unitins para eventos e congressos nacionais e internacionais”.

Mais informações sobre a composição da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e as pesquisas desenvolvidas pelos membros, podem ser consultadas no perfil da Lisc no Instagram.

Diretoria da Lisc juntamente com o professor coordenador Saulo Meira (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS