Secretários municipais de saúde, profissionais de saúde do nÃvel municipal e estadual, conselhos de saúde, representantes da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde e COSEMS –Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, participaram na última terça-feira da primeira Reunião Extraordinária da CIR - Comissão Intergestores Regional, modalidade a distância - Web Conferência.
O evento que foi transmitido da sala do Telessaude, no Bloco Bala 1, localizada na UFT – Universidade Federal do Tocantins, teve a participação de todas as regiões de saúde.
O principal assunto da pauta foi a apresentação da conformação das Regiões de Saúde do Estado do Tocantins, conforme o Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011, que em seu artigo 4º fala que as Regiões de Saúde serão instituÃdas pelo Estado, em articulação com os municÃpios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na CIT – Comissão Intergestores Tripartite a que se refere o inciso I do artigo 30, do mesmo Decreto.
A diretora de Monitoramento e Avaliação da Gestão da pasta, Soraia Roges Jordy Sant’ana, informou os passos que a câmara técnica da CIB – Comissão Intergestora Bipartite construiu como critérios para identificação das oito regiões de Saúde.
Já a diretoria Geral de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Sesau, Maria Luiza Salazar, fez um breve detalhamento de como foi feito o material para realização da autoavaliação para escolha das regiões.
Ela relembrou que em setembro foi comunicado a todos os gestores municipais que iam sediar as reuniões e definiram quais os novos municÃpios que iriam ser sedes, pois agora são apenas oito e não mais 15 regiões de saúde.
O presidente do COSEMS, Sinvaldo dos Santos Moraes destacou a importância e o fortalecimento das novas regiões de saúde e ressaltou que participou do processo de estudo e construção das novas regiões.