FIQUE ATENTO
O comércio virtual está cada vez mais atraindo consumidores pelas inúmeras facilidades oferecidas. Não é preciso enfrentar filas, o produto é recebido em casa, economiza-se tempo, são inúmeras possibilidades para pesquisar preços, além de ter facilidade na forma de pagamento, são algumas das vantagens de realizar as compras on-line. A compra pode ser realizada a qualquer hora e opções de produtos e serviços oferecidos não faltam.
Mas nem sempre a compra pela internet é uma opção segura. Só em 2019, o Procon Tocantins registrou 761 atendimentos de reclamações de consumidores que tiveram problemas com compras ou outros serviços da internet. Nesta terça-feira, 11, é comemorado o Dia da Internet Segura, e o órgão de Defesa do Consumidor tem intensificado as ações de conscientização sobre os cuidados na hora de realizar uma compra.
Durante a semana, assuntos como Compras pela internet e Navegando na web sem riscos são temas do Procon Responde em rádios do Estado. “São muitas as vantagens para comprar via internet, mas precisamos estar cientes de que sites maliciosos aplicam golpes em diversos consumidores”, explicou o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.
Fique atento as dicas e cuidados para evitar prejuízos!
- Escolha lojas com tradição de vendas online ou fornecedores que seja possível entrar em contar, por telefone ou email, e que tire todas as suas dúvidas antes da compra;
- Pesquise sobre o fornecedor, buscando a opinião de clientes anteriores;
- Verifique as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes;
- Exija nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra;
- Desconfie de preços excessivamente baixos;
- Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto para pronta-entrega;
- Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar mal entendidos;
- Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras;
- Se for pagar à vista, opte por boleto, uma vez que os descontos são maiores e se exige menos dados;
- Use computador próprio ou de alguém de sua confiança; evite redes abertas de wi-fi e computadores públicos para comprar pela Internet;
- Evite sites internacionais, a não ser que domine o idioma do fornecedor para ter todas as dúvidas esclarecidas antes da compra;
- Controle o impulso e evite comprar aquilo que não está precisando.
Direito de arrependimento
O Procon Tocantins, destaca ainda que o de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, ele tem o Direito de Arrependimento, em compras realizadas pelas internet. Ou seja, ele tem o prazo de sete dias para cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. Mas é válido lembrar que os valores pagos com o frete são de responsabilidade do consumidor e o produto tem que ser devolvido em perfeito estado e com a embalagem ainda lacrada.
“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”, explicou Magno Silva, gerente de fiscalização.
Denuncie
Ao perceber qualquer irregularidade, o consumidor deve fazer a denúncia junto ao Procon Tocantins por meio do Disque 151, ou pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840. E Para formalizar a reclamação em um dos 11 núcleos de atendimento do órgão, é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes, como fotos, e-mails, e demais documentos que comprovem a compra.