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22/08/2023 - 17h10m

PASSAGENS AÉREAS

Procon Tocantins notifica 123 Milhas para oferecer outras opções de ressarcimento aos consumidores

Por Bico 24 Horas

Ressarcimento deve atender valores pagos, com eventuais correções monetárias.

Empresa passagens aéreas foi notificada nesta terça-feira (Foto: Ascom/Procon Tocantins)

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Tocantins (Procon Tocantins) notificou nesta terça-feira, 22, a empresa 123 Milhas, para que ofereça outras formas de ressarcimento aos consumidores. A empresa, que comercializa passagens e pacotes de viagens com transferência de milhas, suspendeu a execução de pacotes promocionais na última sexta-feira, 18. As viagens canceladas tinham embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano.

"É importante destacarmos, como tem feito a Senacon [Secretaria Nacional do Consumidor], que a modalidade de venda de passagens por meio de milhas também precisa atender ao CDC [Código de Defesa do Consumidor]. O ressarcimento ao consumidor, exclusivamente por meio de voucher, como definiu a empresa em comunicado, infringe a legislação. Portanto, qualquer consumidor que se sentiu lesado pela empresa pode e deve buscar o apoio do Procon”, destaca o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente.

O diretor de Fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, explica ainda que quando o fornecedor se recusa a cumprir com aquilo que ofertou, o consumidor pode escolher de que forma deve ser ressarcido. “Neste caso, se o consumidor pagou em cartão de crédito, ele pode escolher ter o valor ressarcido no cartão, ou ainda se pagou em dinheiro, pode pedir o ressarcimento também em dinheiro. E qualquer dúvida, o consumidor pode entrar em contato com o Procon para que possamos orientá-lo”, pontuou.

A devolução deve atender os valores pagos com eventuais correções monetárias. O direito à informação deve essencialmente conduzir este processo, com plano claro de comunicação, fluxo e modalidade de reembolso.

Denúncia

Para denunciar, os consumidores que se sentirem lesados pela empresa 123 milhas ou qualquer outro problema nas relações de consumo podem falar com o Procon Tocantins pelo Disque 151 ou no WhatsApp Denúncia (63) 99216-6840.

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