A produção de arroz irrigado e sequeiro no Tocantins deve aumentar 27,9% na próxima safra, 2012-2013. Na safra 2011/2012 foram produzidas 442,3 mil toneladas do grão, sendo que a previsão para 2012/2013 é que sejam colhidas 565,7 mil toneladas do alimento. Os dados são do nono levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produtividade será um dos fatores determinantes no crescimento da cultura do arroz tocantinense. A pesquisa mostra um acréscimo de 28,8% na produtividade para a próxima safra 2012-2013, passando dos 3.689 quilos para 4.750 quilos por hectare.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Anderson Pereira, esse crescimento expressivo é decorrente de diversos fatores que influenciam nesta expectativa. “Podemos dizer que os fatores principais para esse aumento da produção e produtividade são frutos dos investimentos dos agricultores no uso de novas tecnologias na cultura do arroz, em variedades de sementes altamente produtivas. Além disso, as condições climáticas foram favoráveis para o cultivo do grãoâ€, argumentou.
Dados
A produção do arroz tocantinense está concentrada em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, região Sudoeste do Estado. Os dois municÃpios produzem o arroz irrigado, um sistema de produção com uso de alta tecnologia. Parte da produção é exportada para estados do Norte e Nordeste do PaÃs.