Facebook
24/03/2022 - 10h45m

PRÓ-REITORIA

Proex da Unitins inicia oficinas de extensão pelos câmpus do Bico do Papagaio

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários deu início ao projeto “Extensão em Movimento” nos dias 15 e 16 de março nos câmpus de Araguatins e Augustinópolis.

Oficina realizada em Araguatins com professores e coordenadores dos cursos de Letras e Pedagogia (Foto: Acervo Pessoal)

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) deu início ao projeto “Extensão em Movimento” nos dias 15 e 16 de março nos câmpus de Araguatins e Augustinópolis. Colaboradores da equipe da Proex se deslocaram para o extremo Norte do estado, onde foram realizadas oficinas e reuniões com diretores, coordenadores, professores e acadêmicos das duas unidades.

O objetivo do Extensão em Movimento é promover essa aproximação com a comunidade acadêmica, falar sobre os processos de submissão de projetos, esmiuçar os trâmites burocráticos e, assim, fortalecer a Extensão junto a docentes e discentes. Outro ponto importante do nosso projeto é a discussão sobre a curricularização da Extensão, que já foi proposta nos currículos da maioria dos cursos. Estamos bem felizes com os resultados desses primeiros encontros em Araguatins e Augustinópolis e, em breve estaremos realizando esse trabalho nos outros três câmpus da Unitins”, ressaltou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente.

Em Augustinópolis, as oficinas ocorreram no dia 15 de março e reuniram professores e coordenadores dos quatro cursos que compõem o câmpus: Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina. No dia 16 de março, as oficinas chegaram a Araguatins, onde professores e coordenadores dos cursos de Letras e Pedagogia também puderam ter acesso à programação desenvolvida pela Proex.

Para o diretor de Extensão da Proex, o professor Eduardo Lima, os encontros realizados no Bico do Papagaio foram muito proveitosos. “Essa foi a primeira etapa do projeto. Era uma ação que estava prevista para ocorrer em 2020, três dias antes de começarem as restrições por causa da pandemia [da Covid-19]. Muita coisa mudou ao longo desse período, mas finalmente conseguimos iniciar o Extensão em Movimento com a aplicação de oficinas sobre ações de extensão e curricularização da Extensão, o que foi muito proveitoso”, disse.

Além da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente, e do diretor de Extensão, Eduardo Lima, também participaram das oficinas no Bico do Papagaio a coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social, Mylena Jacundá; a coordenadora de Assuntos Comunitários e Esporte, Ana Márcia Gurski; a coordenadora de Programas e Projetos Culturais, Núbia Pontes; e o professor de Educação Física, Neto Avelino, membro da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte.

Câmpus Augustinópolis

As oficinas foram aprovadas pelos professores e coordenadores que participaram. “A vinda deles [Proex] foi bem interessante, porque nós tínhamos algumas dúvidas em relação aos trâmites dentro da Extensão e nas oficinas foram sanadas todas essas dúvidas. Eles também fizeram um detalhamento do formulário que é preciso preencher para realizar atividades de Extensão, o que eu achei bem bacana, pois foi explicado item por item”, assinalou a coordenadora de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro.

A programação também agradou a professora Maira Regina de Carvalho Alexandre, do colegiado de Direito/Câmpus Augustinópolis. “O Extensão em Movimento é um projeto incrível que tivemos a honra de receber, primeiro porque conhecemos as pessoas por detrás das ligações telefônicas, segundo porque trouxe respostas para nossas perguntas enquanto docentes, extensionistas e pesquisadores que, por muitas vezes, deixamos de submeter um projeto de extensão por achar complexo o preenchimento de formulários, ou até mesmo por não saber diferenciar as modalidades da ação de extensão. No cenário apresentado, ficou mais leve a forma como levaremos a universidade para a comunidade, tanto com ações de extensão quanto nas disciplinas extensionistas. Tenho certeza de que a Unitins não será mais a mesma, no que se refere a ações de extensão, depois do projeto Extensão em Movimento”.

A professora e pesquisadora Lillian Natália Ferreira, do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, pontuou sobre os impactos positivos da Extensão para a formação acadêmica dos alunos: “Vejo a curricularização da Extensão como um ponto muito positivo dentro dos cursos de graduação. O aluno vai poder, enquanto estudante de graduação, desenvolver atividades de extensão sob supervisão de um professor e também ter esse feedback. Isso é muito importante, pois quando esse aluno for atuar na prática profissional já conseguirá desenvolver ações com êxito e que possam trazer um resultado com maior qualidade para a sociedade”.

Câmpus Araguatins

No Câmpus Araguatins, as oficinas a Proex também foram empolgantes. “As atividades presenciais de formação da Proex foram extremamente eficazes para o aprimoramento e alinhamento das atividades extensionistas do curso de Letras. Com a curricularização da Extensão, podemos estabelecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, fazendo com que os acadêmicos sejam protagonistas durante sua formação e os preparando para o mercado de trabalho”, ressaltou o coordenador de Letras, Victor Fernandes Borges.

Considero que a atividades realizadas pela Proex foram de grande valia para os docentes envolvidos em atividades de Extensão e curricularização. Muitas perguntas foram respondidas quanto aos procedimentos e práticas rotineiras. Também foi um momento importante para se estabelecer o contato entre os colegas de câmpus na retomada das atividades presenciais”, avaliou o professor Antônio Araújo, do colegiado de Pedagogia/Câmpus Araguatins.

Uma semana após a realização das oficinas, o diretor de Extensão da Proex, Eduardo Lima, ressalta que a pró-reitoria já está observando os resultados das atividades desenvolvidas. “Já recebi algumas mensagens de professores para tirar dúvidas sobre o Colóquio [VI Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão], sobre algumas ações de extensão, sobre disciplinas curriculares de extensão, então foi extremamente proveitoso estar perto fisicamente da comunidade acadêmica nos câmpus do Bico do Papagaio para que a gente consiga alcançar nosso objetivo, que é aumentar o número de ações de extensão dentro da universidade”, finalizou Lima. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS