REPRESENTAÇÃO
A professora Daniele Aparecida Pereira Zaratin, do curso de Letras, do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), apresentou o trabalho “Histórico, místico, religioso y metainsólito: perspectivas de lo insólito em las narrativas de Gioconda Belli y María Amparo Escandón” no VI Congresso Internacional de Narrativa Fantástica: Horizontes y bifurcaciones de lo fantástico en América Latina: de Edgar Allan Poe a Jorge Luis Borges y Héctor G. Oesterheld.
O congresso foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro na cidade de Lima, no Peru, e contou com a presença de pesquisadores de diversos países, como Argentina, México e Estados Unidos.
Para Daniele, que é doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em sua tese tratou da produção literária feminina latino-americana que dialoga com distintas vertentes do Insólito Ficcional, “a participação no evento é de grande relevância não apenas por poder dialogar com um público seleto sobre as mais recentes produções e pesquisas relacionadas à literatura latino-americana, mas também por ampliar redes de contato com pesquisadores de distintas universidades do continente”, destacou.
“A participação dos docentes do curso de Letras em congressos nacionais e internacionais evidenciam a busca incessante pelo conhecimento, o que motiva e impulsionam os acadêmicos de Letras a iniciarem a pesquisa científica ainda na Graduação. Nos últimos meses tem aumentado significativamente a representatividade dos acadêmicos em apresentações de trabalhos frutos do Ensino, da Pesquisa e Extensão nos eventos, locais, regionais e nacionais”, explicou o coordenador do curso de Letras, professor Victor Fernandes Borges.