Facebook
19/11/2021 - 10h34m

FORMAÇÃO

Professora de Letras da Unitins de Araguatins conclui mestrado e destaca democratização do acesso ao texto literário

A dissertação “Mediação de Leitura Literária na Biblioteca de uma Escola de Araguatins” foi apresentada via Google Meet.

A professora Kathianne Carneiro Borges Carvalho, do curso de Letras/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), defendeu sua dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, no último dia 29 de outubro.

A defesa da dissertação “Mediação de Leitura Literária na Biblioteca de uma Escola de Araguatins” aconteceu via Google Meet e contou com a participação da orientadora do mestrado, a professora doutora, Eliane Cristina Testa (UFT), presidindo a banca, e dos avaliadores professores doutores Rubens Martins da Silva (Unitins) e Marcio Araújo de Melo (UFT).

Kathianne relata que “a democratização do acesso ao texto literário, além de um direito do ser humano, é uma necessidade universal. Desse modo, mediar momentos de leitura literária pode ser um ato importante para a formação intelectual e cognitiva do sujeito. Além disso, a leitura literária contribui para desalienação e construção de postura crítica perante a sociedade”.

Nesse processo é necessário a mudança de paradigmas tanto por parte da escola, dos professores e da biblioteca escolar quando se trata em mediar leitura literária na escola. Por meio dessas novas práticas de escolarização da literatura na escola, podemos favorecer ao leitor o desenvolvimento de múltiplos conhecimentos que o ajudam a elucidar os comportamentos e as razões das diferentes ações humanas”, destacou a professora.

Para o coordenador do curso de Letras/Câmpus Araguatins, professor Victor Fernandes Borges, “o título de mestra da professora Kathianne ratifica o trabalho e dedicação com a sua formação pedagógica, no qual convergem os estudos e trabalhos como professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/TO)”.

Diante de tantos obstáculos encontrados antes e durante a pandemia, é nítido no discurso da professora Kathianne o orgulho que ela tem em alcançar a titulação de mestra, pelo fato de ser professora, mulher negra, filha de pais professores e ter que conciliar todas as atividades com os cuidados com a família, além de ser fruto de Araguatins. Ela deixou claro que a tão sonhada formação parecia muito distante da sua realidade como moradora da região do Bico do Papagaio e hoje este sonho foi alcançado graças ao apoio de amigos, familiares e das políticas públicas no país, com ensino gratuito e de qualidade da UFT”, finalizou o coordenador.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS