IFTO
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará durante a 8ª Conferência Brasileira de arranjos produtivos locais (APLs) realizada do dia 7 a 9 de novembro, em Brasília-DF, o livro Arranjos produtivos locais e desenvolvimento. Entre os trabalhos apresentados pela obra está o da professora do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Erica Ribeiro.Os organizadores do livro receberam trabalhos de várias estados do Brasil, mas somente foram 18 artigos foram selecionados.
O livro aborda, sob várias perspectivas, como o desenvolvimento regional é impulsionado por arranjos produtivos locais (APLs) – aglomerações de empresas, em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação e cooperação entre si.
Em seu artigo elaborado em parceria com a professora, Quésia Postigo, da Universidade de Taubaté, a professora Erica fala sobre as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais. Segundo a professora, sua pesquisa partiu do pressuposto de que os APLs podem ocorrer de forma induzida ou natural. Torna-se imprescindível, contudo, o apoio dos governos municipais, estaduais e federal. Sendo competência dos agentes públicos ofertar os fatores, chamados de exógenos, que permitem o aproveitamento das possibilidades locais. Além da disseminação do conhecimento, que há vantagens competitivas para as empresas participantes dos arranjos, que se configuram como fonte geradora de cooperação e inovação. Isso porque há o aproveitamento das sinergias, de forma que “o todo é maior que a soma de suas partes.
Acesse o livro: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=31254&Itemid=424
O Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações eletrônicas, impressas, e eventos.